sexta-feira, 11 de abril de 2014

BÚZIOS - RJ




Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, como é popularmente conhecida é uma cidade localizada na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e está distante da capital carioca, cerca de 170 quilômetros.

Trata-se de uma península com oito quilômetros de extensão, por onde são distribuídas 23 praias, que podemos chamar de mini paraísos, cada um com sua beleza particular e charme, dentre elas algumas muito destacadas tais como João Fernandes, Ferradura, Armação, dos Ossos, Azeda, Brava, etc. Para melhor exemplificar, segue um mapa com a distribuição da maioria das praias.
imagem extraida de : www.ideagoras.com.br

Dos locais que conheço aqui no Brasil, foi onde mais vi estrangeiros, já que é uma cidade que abriga diversas culturas, face o grande número de estrangeiros visitando a cidade ou vivendo nela. Notei que boa parte dos estabelecimentos comerciais da cidade são de propriedade ou possuem empregados estrangeiros.

A fama internacional da cidade aconteceu por meio da visita da atriz francesa Brigitte Bardot em 1964, onde a imprensa passou a divulga-la, inclusive a atriz possuiu uma casa de veraneio na cidade durante vários anos.

Inicialmente habitada por índios e posteriormente entre ocupações portuguesas, inglesas e francesas, foi base de piratas, ponto de tráfico de pau-brasil e de desembarque de escravos africanos, o que resultou no século 17, em uma pequena vila de pescadores com cerca de vinte casas. A vila foi crescendo e no final do século 19 e inicio do século 20, Búzios começou a receber imigrantes portugueses que se uniram aos pescadores locais, passando a trocar experiências quanto a atividade de pesca e com isto foi criada a armação dos peixes de Búzios que consistia numa estrutura para capturar peixes, o que levou a identificação atual do balneário, ou seja, Armação dos Búzios.

Na região onde hoje é a praia da Armação, a caça a baleias era praticada, e a extração de seu óleo provia a iluminação tanto da cidade do Rio de Janeiro quanto para a exportação. Os ossos dos animais eram enterrados na praia ao lado da Praia da Armação, o que deu origem ao nome da famosa Praia dos Ossos.

Aos poucos a aldeia de pescadores começou a se transformar em um lugar de veraneio, onde no inicio os turistas alugavam as casas dos pescadores, isto ocorreu por volta de 1940/1950. A cidade começou a ser frequentada pela elite carioca e paulista, os quais começaram a construir ali as primeiras casas. Com a frequência de políticos, artistas e estrangeiros, o local começou a ficar famoso entre a classe alta brasileira e estrangeira. Foi deste modo que recebeu a famosa atriz francesa da época: Brigitte Bardot. O evento é considerado um grande marco para a cidade, pois o direcionamento da imprensa mundial favoreceu a divulgação da cidade. A influência da atriz foi tão grande, que hoje há uma orla na área central chamada de Orla Bardot em sua homenagem e também uma estátua em bronze retratando a atriz.

Estátua em bronze de Brigitte Bardot - na Orla Bardot

Quando resolvi conhecer Búzios, pensava encontrar uma cidade praiana muito comum, a expectativa era somente com o mar, já que havia escutado de várias pessoas, relatos de quanto o mesmo era muito bonito. Eu não fazia a mínima ideia de que iria encontrar um local, muito charmoso e parecido com as pequenas cidades litorâneas da Europa. Búzios simplesmente me encantou, planejei uma estadia de cinco dias e foram muito poucos, mas deu para aproveitar bastante e o relato a seguir comprovará isto.

Fui no período de baixa temporada, no entanto no penúltimo dia de minha estada, foi um feriado, então pude ter uma ideia de como é o movimento da cidade em períodos de alta temporada e feriadões. O que era tranquilíssimo ficou cheio de gente e as programações, principalmente as noturnas, brotam da terra....

HOSPEDAGEM - o melhor ponto para se hospedar é próximo a Rua das Pedras, já que estando por ali, você está na parte centralíssima de Búzios, onde tudo acontece e esta a apenas alguns passos. Eu fiquei hospedado em uma pousada muito charmosa, com um atendimento sensacional, é a Pousada do Centro (Norte) (site: clique aqui ), ela fica próxima ao final da Rua das Pedras, atentar que é um grupo com três pousadas de mesmo nome mas com identificação de Leste, Oeste e Norte. A que fiquei é a Norte. A apesar de estar ao lado do movimentado centro, o ponto de instalação é muito tranquilo, calmo e seguro. Eu saia e chegava tarde tranquilamente. Mas notei que lugares tais como Praia da Armação também oferecem boas opções de hospedagem e estão próximas ao centro.

Um outro local interessante para hospedagem é a Praia João Fernandes, onde há uma grande quantidade de opções, porém ela fica um pouco afastada do centro, mas nada que um transporte público não resolva com facilidade, ou mesmo táxi, já que é próxima do centro.

RODOVIÁRIA – A rodoviária, vamos dizer assim, já que é praticamente um ponto de ônibus em frente da agência de venda de passagens da Auto Viação 1001, não esta longe da Rua das Pedras. Então se você for se hospedar por ali e chegar de ônibus, com pouca bagagem, é bem tranquilo se locomover a pé para o hotel/pousada, mas antes se certifique de que ele não está longe da “rodoviária”.

DESLOCAMENTO PARA/DE BÚZIOS - Eu fui pela empresa Auto Viação 1001 (site: clique aqui), parti de São Paulo, mas vale ressaltar que ônibus direto para Búzios sai de São Paulo somente às sextas-feiras e de Búzios para São Paulo aos domingos (sujeito a confirmação). Então a solução para demais dias é ir até Cabo Frio e de lá seguir para Búzios. Na ida fui de SP para Cabo Frio (optei por ônibus leito, pois são aproximadamente 10 horas de viagem), chegando ali, basta atravessar a rua e pegar um ônibus urbano para Búzios, é mais ou menos uns 30 minutos de trajeto. Por isto o mínimo de bagagem possível, como os cariocas são bem solidários o trecho de Cabo Frio para Búzios, com mala, não é um martírio.

No retorno fui direto de Búzios para São Paulo, bem mais tranquilo!!!

Se você resolver ir em avião, poderá ir para o Rio de Janeiro ou para Cabo Frio, e seguir para Búzios.

CITY TOUR - Como queria fazer os passeios por conta, optei pela tática de realizar um city tour, para ambientar-me aos pontos da cidade, ou seja, dar uma geral e depois retornar com calma para os locais que me interessassem.

Nos hotéis/pousadas há diversas opções de tours ou se preferir direto com as agências de viagens, que são muitas, espalhadas pela cidade. Vi que havia city tour em ônibus, vans, trolley (um tipo de caminhão pau-de-arara) e barco/escuna. Optei pelo trolley, pois apesar de ser barato é aberto e você tem uma visão completa do que rola ao seu redor.

Para minha tristeza o dia quando cheguei a Búzios estava chuvoso, então o trolley saiu com apenas 3 pessoas, ou melhor, três loucos: eu e um casal de cariocas. Mas foi legal, pois conversei bastante com o guia e recebi muitas informações que me subsidiaram o restante da estadia. Na verdade acabou sendo um tour privado.

PRAIAS

As praias de Búzios, inclusive as da península, possuem uma característica particular, é a de serem bem pequenas em comparação as praias mais conhecidas, no entanto cada uma tem sua particularidade o que faz com que todas sejam muito belas e diferentes entre si. A faixa de areia também é estreita e são fundas, ou seja, assim que você entra, rapidinho a água dá na cintura, mas não causa pânico pois a água é bem tranquila, ou seja, somente umas marolinhas vem ao seu encontro. Realmente muito diferente e gostoso. Ah, também vale avisar que a água é fria.......... rs.rs.rs.

Em Búzios há um serviço de táxi-lancha/barco que tanto faz passeios para as praias, como corridas de “táxi”, de modo que o acesso a várias praias, além do trajeto terrestre pode ser feito também pelo mar.

Eu fui para Búzios de ônibus, então todas as minhas dicas serão com transporte público. Lá se utiliza demais o transporte em VANS, então durante minha estadia, para os locais mais distantes a locomoção era sempre por este meio. O pessoal, motoristas e às vezes cobradores, são bastantes atenciosos e prestativos, o que facilita a orientação para os locais aonde se quer ir.

PRAIA DA ARMAÇÃO - A praia está localizada na área central de Búzios, era uma praia de pescadores e entre 1728 e 1768, ali funcionou a “armação” de caça às baleias.

Os barcos de pesca ocupam a praia e sua orla possui várias casas antigas de pescadores as quais se encontram restauradas. A maioria da praia não possui areia e é por ali que se instala a Orla Bardot. Esta orla fui reformada em 1999, onde foi instalado um calçadão de pedras, arvores e monumentos em homenagem a atriz Brigitte Bardot, aos pescadores e ao presidente Juscelino Kubitschek.

O pier de onde saem os barcos que realizam passeios turisticos fica instalado em uma das pontas da praia e em frente a praia há uma ilha bem grande, chamada de Ilha do Caboclo.

Há muitos restaurantes, bares, discotecas, lojas de souvenires e outros tipos de comércio instalados em sua extensão. A noite o movimento é muito intenso, principalmente próximo ao final da Rua das Pedras.
Praia da Armação


Orla Bardot - Praia da Armação

Orla Bardot - Praia da Armação


Praia da Armação


Orla Bardot - Praia da Armação

Praia da Armação


Praia da Armação


Praia da Armação

Praia da Armação


Monumento aos Pescadores - Praia da Armação

Monumento aos Pescadores - Praia da Armação

Pier - Praia da Armação

PRAIA DOS OSSOS - Está ao lado da Praia da Armação e seu acesso é indo até o final da Praia da Armação, seguir o asfalto que faz uma grande volta e ali verificar a sinalização que indicará uma ruazinha que dá acesso a praia dos Ossos e também da Azeda e Azedinha. O nome desta praia é devido o processo de separação da carne dos ossos das baleias e era por ali mesmo que os ossos eram enterrados.
Hoje é uma praia bem pequenina em uma área totalmente urbana. A impressão é que as calçadas das poucas casas ali existentes, se misturam com a faixa de areia da praia.
Praia dos Ossos

PRAIA AZEDA E AZEDINHA - Duas praias lindíssimas e muito pequenas, uma esta ao lado da outra e te digo que na verdade é uma praia só, mas pelo fato de ter uma curva muito acentuada com um caminho serpenteando um morrinho, isto faz com que se tenha a impressão de outra praia, na verdade acho que este é o charme de Búzios.

O acesso é por meio da Praia dos Ossos, basta você seguir direto pela sua direita, estando de frente para o mar. Dentro de 5 minutos você está na entrada da Praia Azeda. Ela além de pequena, ainda conta com um “calçadão”, que podemos chamar de “calçadinha”, há algumas casas, e é muito gostosa para passar algumas horas, ou mesmo, uma manhã/tarde/dia todo.

Seguindo em frente, você chegará no final da praia Azeda e pegando o caminho que margeia o morrinho, você estará na Praia Azedinha. Parecida com a Azeda, mas sem casas. A cor verde da água destas duas praias chega a doer nos olhos.
Praia Azeda

Praia Azedinha

Divisa das praias - Azeda/Azedinha - com praia Azeda ao fundo

PRAIA JOÃO FERNANDES - A preferida dos estrangeiros, inclusive os argentinos, te digo que foi uma das minhas preferidas. É uma praia que tem a sua volta muitas pousados, hotéis e condomínios de luxo. Suas águas são calmas, e há um costão onde se pratica mergulho com snorkel. A infraestrutura em matéria de bares e restaurantes é sensacional, pense petiscos e pratos à base de camarão e lagostas!?!?! Os preços na estratosfera, mas uma vez ou outra não empobrece ninguém...rs.rs.rs..

Ela tem uma característica interessante, pois as construções (bares, restaurantes, casas, quiosques) ficam “um andar” acima da praia, então quando você está acomodado em algum destes locais, tem a praia e o mar a seus pés, muito legal.

Você também pode caminhar por uma ruazinha que fica na parte de cima e margeia toda a praia, ali se deparará com um mirante bem na parte central da praia, local muito interessante e que oferece ângulos ótimos para fotografias.

Se quiser uma parte mais sossegada na praia, siga para o lado direito, o burburinho é menor .

Eu quando estive lá, passei boa parte de uma tarde, curtindo o vai e vem da praia, o sol se põe no lado esquerdo, então você tem uma iluminação toda especial neste momento do dia. Eu fiquei ali curtindo aquele visual até o sol se por completamente.

O acesso para a praia João Fernandes pode ser com vans ou mesmo a pé. Eu aproveitei o passeio que fiz entre as praias da Armação, Ossos e Azeda e seguindo a estrada que sai do final da Armação e dá acesso as demais, segui as placas de sinalização e cheguei até a praia João Fernandes. Inicialmente parece ser longe, mas é só impressão, vá tranquilo pois é uma caminhada bacana.
Praia João Fernandes


Praia João Fernandes

Praia João Fernandes


Praia João Fernandes

Praia João Fernandes

PRAIA BRAVA - Fui de van para a Praia Brava. É uma praia muito bonita e como o nome identifica “brava”. Tem característica de praia selvagem e divide-se em duas partes, sendo que do lado esquerdo há estrutura com quiosques e restaurante. Do lado oposto, atravessando um caminho formado por pedras chega-se a uma parte onde não há estrutura alguma e é mais calma.

No período da tarde a maré sobe e dependendo, este caminho de pedras fica quase todo tomado pelas águas, me informaram que a água não submerge todas as pedras, isolando parte da praia, mas eu recomendo que não arrisque, pois vi a água muito próxima dos paredões.

No canto direito desta praia está a trilha que conduz até a praia Olho de Boi, que é um local onde se pratica o naturismo.
Praia Brava

Praia Brava

Praia Brava

PRAIA FERRADURA - Apesar de não ter conhecido todas as praias de Búzios, dentre as que conheci elegi as minhas preferidas e esta foi a “PREFERIDA”.

De onde estava hospedado, havia a possibilidade de fazer uma caminhada de aproximadamente 40 minutos e chegar a pé no local, como resolvi ir bem cedo, então optei pelo trajeto a pé, assim já ia “secando” o protetor solar...rs.rs.rs...

Seguindo a sinalização e perguntando aqui e acolá, cheguei no acesso a praia. No entanto não imaginava a surpresa que me esperava. Há mais acessos à praia, mas considero que fui afortunado em tomar aquele caminho, pois sai exatamente no meio da praia, e tive a oportunidade de contemplar toda a “ferradura”, com ambos os lados das praia praticamente vazios.

Foi uma das vistas mais bonitas de já vi na minha vida, uma pena que a máquina fotográfica não consegue registrar tudo o que o nosso olhar alcança, então para você ter uma ideia segue uma foto do momento, ai você acrescenta uma praia vazia do lado esquerdo, outra do direito e imaginará o que vi ali. Inclusive esta cadeira e guarda-sol incrementaram o visual.
Praia Ferradura

A sensação é de uma piscina enorme, pois pela manhã o mar ali é muito calmo.

É uma das praias preferidas pelas famílias com crianças.

Ali se praticam vários esportes náuticos e são oferecidos passeios de banana-boat, caiaque e lancha.

Do lado esquerdo há uma ótima estrutura de quiosques, consequentemente o movimento ali é maior, muita gente, coisa e tal. Do lado direito é bem tranquilo, eu fiquei por ali mesmo, pois detesto praia “congestionada”.

Do lado direito sai uma trilha que leva a uma pequena praia, a Ferradurinha.
Praia Ferradura


Praia Ferradura


Praia Ferradura

Praia Ferradura

PRAIA GERIBÁ - Esta praia fica longe da área central de Búzios, longe no modo de dizer, ou seja, não dá para ir a pé, tem que ir de van.

Para quem gosta de praia comum, ou seja, larga faixa de areia, lotada de barracas, quiosques, gente, etc. é o local perfeito.
É considerado um dos principais points de Búzios, já que reúne uma turma jovem bastante animada.

Não vi nada que destacasse esta praia, das demais que conheço mundo afora. Particularmente, eu não gostei, não volto mais lá. Mas como disse, é uma praia bacana se classificarmos dentre as do tipo comum. Não leve muito em conta minha opinião, acho que dos post que fiz até agora, nunca fui tão negativo sobre determinado local, mas em matéria de praia sou chato mesmo, pronto falei.....rs.rs.rs...

Só fiz um foto lá e é a que publico.
Praia Geribá

PRAIA DO FORNO - Conheci esta praia durante o city tour, e como disse, estava chovendo, mas mesmo assim deu para ter uma visão bem bacana da mesma. Seu nome é devido a temperatura da areia avermelhada ali existente, que possui esta tonalidade devido um tipo de minério na sua composição.

Do lado direito há uns costões muito bonitos, que formam piscinas naturais com águas cristalinas, onde é possível mergulhar com snorkel. O acesso é pela a Estrada Nova da Usina.
Praia do Forno

Praia do Forno

Praia do Forno

PRAIA DA FOCA - É uma praia praticamente ao lado da praia do Forno, é minúscula e formada por uma pequena faixa de areia e rochas, é muito bonita, mas o acesso é por trilha não sinalizada e recomenda-se cuidado. Também a conheci durante o city tour, como estava chovendo, eu a vi da estrada, não tentei acessa-la.
Praia da Foca

Praia da Foca

PONTA DA LAGOINHA – é chamado de Himalaia Brasileiro, trata-se de uma formação rochosa de mais de 520 milhões de anos, que recentemente foi reconhecida por cientistas da Universidade do RJ. É uma amostra real da história geológica e biológica ocorrida no continente composta de formações rochosas, piscinas naturais com abundante fauna marítima e vegetação nativa. Está localizada ao lado da praia da Ferradura.
Ponta da Lagoinha

Ponta da Lagoinha

Ponta da Lagoinha - piscina natural

PASSEIO DE ESCUNA – Fiz um dos passeios de escunas, dentre os diversos oferecidos pelas agências de turismo e no píer. Foi um passeio muito bonito com paradas em diversas ilhas/praias. Em várias paradas quem quiser se aventurar, pode se lançar ao mar nadando ou com o apoio de “espaguetes/bóia”. Recomendo, pois de certa forma é uma oportunidade de fazer o city tour ao contrário, ou seja, vendo os locais a partir do mar. No meu caso a maioria dos pontos eu já tinha conhecido, e tinha a visão a partir da terra.
Vista da praia da Armação


Ilha do Caboclo - em frente a praia da Armação

Vista da Praia da Armação



RUA DAS PEDRAS e a ORLA BARDOT - Estando em Búzios, é praticamente impossível você não passar pela Rua das Pedras, pois dali partem e finalizam caminhos para diversos destinos.

Como o próprio nome indica é uma rua toda calçada em pedras, o que gera um ar muito particular ao local.

Medindo um pouco mais de 600 metros, ali estão instalados restaurantes simples e sofisticados, lojas de grifes, cafés, galerias de arte, sorveterias, crêperias, discotecas, agências de turismo, lojas de souvenires, etc.

É o local onde você encontra todo mundo, pois a noite parece que há um imã no local que atrai todo mundo para lá, mesmo que não seja para jantar/lanchar/comprar, você acaba seguindo para o local e passeia para lá e para cá, ou simplesmente se senta e fica apreciando o movimento.

Estrangeiros é o que não falta, então prepare-se para ouvir todos os sotaques e idiomas nossos conhecidos, e tudo ao mesmo tempo, já que o número de pessoas é grande.

Quando a rua acaba, automaticamente inicia-se a Orla Bardot que segue margeando a praia da Armação, local lotado de restaurantes, bares, discotecas, sorveterias, etc. É como se o movimento da rua das Pedras continuassem por ai, somente alterando a questão do mar que fica à direita e a brisa constante que sopra por ali.

Bem a noite neste trecho é algo fantástico e por mais que você diga, “hoje eu não vou”, quando menos esperar estará lá somente para dar uma “voltinha”.

Vale lembrar que na Rua Manoel Turíbio de Farias, que é paralela a Rua das Pedras e nas transversais que interligam estas ruas, o movimento continua firme e forte. Notei que ali há uma grande concentração de restaurantes, inclusive alguns muito famosos tais como o Restaurante do Davi, além de uma grande maioria com preços mais atrativos que os da Rua das Pedras. Vale a pena conferir.
Rua das Pedras

PRAÇA DOS OSSOS – Se você seguir a Orla Bardot até o final, virar a direita e seguir o fluxo, chegará até a Praça dos Ossos, onde há algumas esculturas em bronze e ao redor restaurantes, lojas de souvenires/presentes e lanchonetes. Um bom local para pedir uma bebida, um sorvete e ficar por ali observando o movimento.

PRAÇA SANTOS DUMONT – É uma praça que fica próxima do final da Rua das Pedras. Seu acesso é pela travessa dos Pescadores. Ali é realizada uma feirinha de artesanato todos os dias após o anoitecer. Várias lojas de souvenires, restaurantes, lanchonetes, etc. estão instalados ao redor da praça.

GRAN CINE BARDOT – É o cinema de Búzios, que fica localizado entre a Rua das Pedras e a Praça Santos Dumont. Ali é realizado o BUZIOS CINE FESTIVAL, na última semana de novembro. As sessões de filme ocorrem de quinta a domingo.

MODA PRAIA – Quer comprar biquínis, maios, sungas, shorts, toalhas, cangas, etc ??? Lindos e vamos dizer que um tanto quanto baratos? Então circule na Rua Manoel Turibio de Farias, paralela a rua das Pedras e encontrará grandes ofertas. Eu acabei trazendo cinco sungas na mala, além de cangas, toalhas, etc.

Em Cabo Frio há uma oferta maior, na famosa Rua dos Biquínis. Não sei dizer se são mais baratos que em Búzios, pois não conferi, mas a probabilidade é de que sejam melhores as ofertas, pois tudo em Búzio é mais caro.

RESTAURANTES – A oferta gastronômica em Búzios é maravilhosa, você encontra culinária de todas as regiões, inclusive com influências internacionais, em face da quantidade de estrangeiros instalados no local. Além disto, a questão preços, há para todos os gostos e bolsos, basta procurar.

Como disse anteriormente na Orla Bardot geralmente fica instalados os mais “caros”, porém, muito mais “bonitos/elegantes”.

Na Rua das Pedras, também há vários muito bons e na rua paralela à Rua das Pedras (Rua Manoel Turíbio de Farias) há vários restaurantes, mais populares, no entanto muito bons.

Eu fui em vários, e recomendo:

Restaurante do Davi, considerado como um dos mais tradicionais de Búzios – Rua Manoel Turíbio de Farias (informações no site buziosonline: clique aqui)

Buzin – restaurante a quilo, sofisticado e muito bom - Rua Manoel Turíbio de Farias. (site: clique aqui )

Chez Michou – uma seleção de crepes maravilhosa - Rua das Pedras (site: clique aqui )

Empanaderia Real – Rua Manoel Turíbio de Farias (informações no site buziosonline: clique aqui)

Parvati Pizzeria & Tratoria – considerado um dos melhores italianos da cidade - Rua das Pedras (site: clique aqui )

Mas reafirmo, você tem inúmeras opções, vale a pena circular e decidir onde e o que comer, ou seja, surpreenda-se !!!

Eu citei a concentração de restaurantes na região central, mas não devemos esquecer todos os demais locais, tais como Manguitos, João Fernandes, Geribá, etc.

CABO RIO e ARRAIAL DO CABO

Uma visita a Búzios implica em conhecer cidades dos arredores, inclusive, para quem se interessar a capital do Rio de Janeiro, já que eles oferecem um passeio de um dia para a capital visitando os pontos principais. Até pensei em fazer este passeio, de modo a rever pontos da cidade que a muito não visito, no entanto, como o tempo era curtíssimo para o que Búzios e arredores oferecia, ficou para outra ocasião. Mas fica a dica.

Voltando aos arredores de Búzios, fiz um passeio que já estava mentalmente programado antes mesmo de eu decidir quando iria a Búzios, era para o Arraial do Cabo.

O interesse em conhecer o local surgiu quando em uma visita ao Museu do Mar em Punta Del Este, vi fotos das vinte praias consideradas como as mais bonitas do mundo e dentre elas constava ali uma praia do Arraial do Cabo, que muito me impressionou pela beleza e pela proximidade com a cidade onde moro em SP.

Chegando a Búzios, aproveitando o dia de sol, já no dia seguinte fiz o passeio para o Arraial do Cabo, o qual foi realizado por meio de tour de agência de turismo. Este tour inclui uma rápida passagem por Cabo Frio, com parada na belíssima praia do Forte, visita a parte externa do Forte São Mateus que fica na ponta da praia do Forte, depois se segue até o Arraial do Cabo, onde se embarca em uma escuna/barco para realização da navegação até duas belas praias. No retorno almoço em Cabo Frio e logo após retorno a Búzios.
Vou falar um pouco sobre cada lugar que visitei durante o dia.

Chegando a Cabo Frio, fiquei impressionado com a limpeza da cidade, que se dá em função de certa “ concorrência” entre os bairros, com incentivo da prefeitura local, no intuito de estabelecer o bairro mais limpo de determinado período.

Outro fator foi a cor do mar e a qualidade das praias de Cabo Frio. O que pude avaliar tomando por base uma praia de cidade que é a praia do Forte, cuja cor do mar até dói nos olhos de tão azul que é, sem contar a transparência, e o que mais me chamou a atenção foi que está diante de uma avenida lotada de prédios residenciais, onde milhares de pessoas vivem, ou desfrutam seu veraneio, enfim... me fez ficar com vontade de programar uma viagem a Cabo Frio, para conhecer as demais praias e locais turísticos do local.
Praia do Forte

Praia do Forte

Praia do Forte

O Forte de São Mateus, que fica na ponta da praia do Forte, também é muito bonito e o contraste das paredes brancas tendo como fundo o azul profundo do mar, é algo para aclarar os olhos para o restante do dia, principalmente para nós que estávamos em passeio, já que era bem cedo.
Forte de São Mateus

Forte de São Mateus

Forte de São Mateus

Eu com certeza vou começar a falar “nós”, pois neste passeio fiz amizade com um casal de chilenos, com os quais conversei todo o percurso, além de um casal de Tocantins, que também conheci no passeio de escuna e depois acabamos nos encontrando na Rua das Pedras e saímos para jantar. Enfim a formação de amizades de viagens, que perduraram, pois mantenho contato com eles, mesmo que por meio do Facebook, mas há um contato por mínimo que seja...rs.rs.rs...

Após visita a praia do Forte e Forte São Mateus, seguimos para o Arraial do Cabo, que está próximo a Cabo Frio.

Ao chegar no local, de cara vimos uma praia e o guia (argentino) nos informou que era a praia mais “feia” de Arraial. Gente a praia era na cidade, mas com um colorido estilo caribe. Coisa de louco. Já comecei a simpatizar com Arraial a partir dali.
Arraial do Cabo - a praia chamada de "feia"

Arraial do Cabo é um local muito procurado para atividades aquáticas, já que a região oferece um mar com pontos de águas cristalinas, sendo considerado como um dos melhores pontos para prática de mergulho.

Chegando ao centrinho nos dirigimos ao cais, bem rústico, onde embarcamos e começamos a navegar pelas águas da região.
Pier do Arraial do Cabo

Além da cor do mar, estupidamente verde.... CREDO!!

Navegando pelo Arraial do Cabo

Navegando pelo Arraial do Cabo

O passeio nos deu oportunidade de conhecer a pedra Cara do Macaco, nem vou explicar como ela é, veja a seguir:
Pedra Cara do Macaco

Pedra Cara do Macaco

A Fenda de Nossa Senhora, formação rochosa muito interessante, onde foi construída uma pilastra para abrigar uma imagem da santa, há toda uma história ou lenda que é contada pelo guia.
Fenda de Nossa Senhora

Fenda de Nossa Senhora
Chegamos à praia do FAROL, após cerca de 40 minutos de navegação, onde o barco parou à distância, e chegamos até a praia por meio de botes.

A praia.... nem preciso entrar em detalhes, acho que basta mostrar a foto, veja:
Praia do Farol

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, fica na Ilha de Cabo Frio e é acessível somente por barco e para desembarcar por ali é preciso autorização da Marinha, obtida em Arraial.

Areia branquíssima, fininha, fofa. Água translucida, não estava gelada e com vários peixes circulando na boa entre os banhistas. Infraestrutura NENHUMA, graças a Deus! Já que é uma área de proteção ambiental.

Ali ficamos o tempo suficiente para fotos, mergulhos e caminhadas pelas dunas. A minha vontade foi fincar o pé ali, e pronto, retornar somente no final das férias.

Esta praia é considerada, pelos entendidos no assunto, como uma das mais perfeitas do Brasil. Eles possuem lá suas métricas para aferir este padrão, mas em minha opinião foi uma das praias mais lindas que conheci em nosso país. Me senti orgulhoso diante do tanto de estrangeiros que estavam ali para conhece-la e desfrutá-la.
Praia do Farol


Praia do Farol


Praia do Farol


Praia do Farol - basta enfiar a cabeça na água e abrir os olhos


Praia do Farol - basta enfiar a cabeça na água e abrir os olhos

Praia do Farol

Praia do Farol

Na sequencia seguimos para outra praia, chamada de Prainhas do Pontal, também selvagem, muito linda, onde seguimos o roteiro da anterior, que foi fotos, mergulho e caminhadas não pelas dunas, mas sim pela praia.
Prainhas do Pontal

De volta ao barco, seguimos viagem para o cais de Arraial e dali fomos direto para um almoço em Cabo Frio, e na sequencia rumamos para Búzios.

Este foi um dos melhores dias desta viagem.

Mas tenho que voltar a Arraial e Cabo Frio, pois o que tive foi somente uma pequena amostra do que estes locais oferecem.


Ao final de minha estadia, cheguei a conclusão de que Búzios e arredores é uma região que não dá para se conhecer em uma única viagem, é um local onde você deve voltar diversas vezes e ir curtindo pouco a pouco tudo o que lhe oferece em matéria de diversão/descanso/contemplação/gastronomia/aventura/etc.

Como já disse inicialmente, cinco dias foram muito poucos, quero retornar outras vezes e isto muito em breve.

Espero que você tenha gostado do relato e ficado interessado(a) em conhecer este pedacinho de paraíso carioca.

Abraços

Benevide

Um comentário:

  1. Olá Benê! Você foi muito feliz ao escolher essas cidades lindas para visitar e soube descrevê-las com realismo. Eu gosto muito de passear nessas cidades e sempre volto apaixonada pelo azul do mar.

    ResponderExcluir