quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CHILE - San Pedro de Atacama - DESERTO DO ATACAMA



CHILE

Eis que de repente estou com uma viagem de 20 dias agendada para o Chile, sem saber ao certo o que realmente iria conhecer, somente havia uma certeza, a de que conheceria o Deserto de Atacama, localizado no norte chileno.

Consulta aqui, ali, acolá decidi que faria uma viagem iniciando pelo norte, seguindo para o sul e depois retornando para a parte central, onde fica a capital do país.

Para minha surpresa, o que aconteceu foi que faltaram dias para encaixar tudo o que realmente eu queria conhecer, mas mesmo assim, deu para fazer uma viagem muito bacana e especial, aliás, muita coisa fugiu da programação inicial, só que para o bem, de modo que esta foi uma das melhores viagens que fiz.

Bom vou começar o relato pela parte norte do Chile, já que foi por ali que iniciei a visitação ao país. Pelo fato de ter sido uma viagem extensa, o post completo sobre ela será em 3 ou 4 partes, já que tenho muito para contar a vocês.

DESERTO DE ATACAMA

A ida até San Pedro de Atacama foi muito cansativa já que fiquei praticamente 22 horas entre táxis, aeroportos e ônibus, sem direito a um local decente para repousar ao menos por algumas horas. Para se ter uma ideia foi assim: voo Brasília/Guarulhos, espera de 6 horas em SP, voo Guarulhos/Santiago, espera de 6 horas em Santiago, voo Santiago/Calama, micro ônibus Calama/San Pedro de Atacama durante cerca de 1 hora. Enfim, cheguei morto de cansaço, mas após 4 horas já estava saindo para um o primeiro dos vários tours maravilhosos que fiz durante a viagem.

Aeroporto de Calama

TRANSFER – Os voos vão até Calama, de lá para San Pedro, se você não tem traslado por meio de pacote de viagem, é necessário pegar um transfer no próprio aeroporto, ou ir em táxi até o terminal rodoviário de Calama e de lá pegar um ônibus para San Pedro.

Pelo que consultei, não é vantagem em questão de preço e tempo, fazer o traslado em ônibus, o mais confortável e por um preço quase que o mesmo entre táxi-ônibus (Calama/San Pedro), é utilizar um dos serviços de TRANSFER.

Este serviço pode ser contratado no momento do desembarque já que ainda na parte interna do aeroporto, há balcões das empresas que fazem o transfer para San Pedro. Também pode ser feita reserva por meio de e-mail e no momento do desembarque já haverá alguém designado para recepciona-lo e fazer o transfer. O valor é o mesmo. Uma das empresas é a TRANSFERLICANCABUR e você pode reservar pelo email transferlicancabur@terra.cl .

MAPA E GUIA TURISTICO – Chegando a San Pedro, se quiser um mapa e guia turístico, bem completo, com todas as dicas de hotel, restaurantes, passeios, serviços, etc. Se dirija até a MUNICIPALIDAD, que é a prefeitura local, a qual fica na praça central, quase em frente a igreja. Na recepção eles lhe forneceram o livreto, que é muito importante para orientar sua estadia e no retorno serve para consultas futuras. Dois amigos meus que haviam ido anteriormente, tinham me trazido um destes livretos e foi com eles que construí o roteiro de minha viagem.

Municipalidad de San Pedro de Atacama

Você pode conseguir muitas informações de San Pedro neste site : http://www.sanpedrochile.com/ ( clique aqui )

SAN PEDRO DE ATACAMA

San Pedro, como é mais conhecida, é o ponto central para conhecer as principais e mais famosas atrações que se encontram no Deserto de Atacama. Este deserto esta localizado no norte do Chile até a fronteira com o Peru, possui cerca de 1.000 km de extensão, e é considerado deserto mais alto e mais árido do mundo.

A partir de Calama você começa a viajar somente por um mar de areia/terra seca/pedras onde a única vegetação, são alguns tufos de plantas quase secas, enfim somente deserto, e assim vai por quilômetros e quilômetros... De repente você vê ao longe, um aglomerado de construções com vegetação “quase normal”, e pronto: chegamos a San Pedro de Atacama.

Estrada Calama-San Pedro de Atacama

Estrada Calama-San Pedro de Atacama

Diferente de tudo quando é lugar que já conheci, a primeira vista a sensação é de ter chegado ao fim do mundo, pois a cidade é composta de casas feitas em adobe, e várias mantém a coloração barrenta, as ruas não tem asfalto, uma ou outra com um tipo de calçamento muito rústico, muita poeira, sol quente e muita gente circulando para lá e para cá, a maioria com pinta de turista. Esta foi a impressão que tive quando cheguei.

Mas na medida em que me instalei e sai para dar uma volta, ou seja, almoçar, já comecei a sentir a energia bacana que o local emana. Minha opinião é que San Pedro não é Chile, mas sim, um local internacional, para onde as pessoas vão trabalhar, morar, passear enfim viver tudo o que o local oferece em matéria de natureza desértica.

San Pedro de Atacama - Calle Caracoles (a principal)


San Pedro de Atacama - Calle Caracoles (a principal)

San Pedro de Atacama - Plaza Central


San Pedro de Atacama - Igreja de San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama - Plaza Central

Quando falamos de natureza, automaticamente enxergamos a cor verde, mas é incrível descobrir que mesmo em local tão inóspito, podemos deparar com paisagens belíssimas, onde a natureza consegue provar que ela é simplesmente perfeita e surpreendente.

Por mais que fique aqui descrevendo como é San Pedro, você somente saberá exatamente como é, quando estiver por lá. Vários amigos que conheceram o local tentaram me falar a respeito, eu achava que já tinha uma ideia de como era, mas na realidade o verdadeiro sentimento aconteceu somente quando cheguei e comecei a vivenciar o local, e já me deparei com uma dorzinha de cabeça, em decorrência da altitude, já que San Pedro está a 2.400 metros acima do nível do mar. E durante toda minha estadia por lá, isto foi uma constante pois tenho problemas com altitude, e cheguei a fazer passeio em que se sobre até a 4.700 metros acima do nível do mar, pensa.......

HOSPEDAGEM: Se quiser ficar em um local muito bonito, equipado e com grande conforto, em San Pedro até encontrará, mas prepare o bolso, pois a hospedagem é muito cara em toda a cidade. Os locais em sua maioria são rústicos e oferecem um mínimo de conforto. Após garimpar muito pela internet, e ver o que era oferecido, cheguei a conclusão de que queria uma hospedagem onde a localização, limpeza e preço fosse adequado para minhas expectativas. Dei sorte, pois consegui reserva no HOTEL DUNAS ( clique aqui ) , que é muito bem pontuado no TripAdvisor e com comentários excelentes, o que até superou as minhas expectativas.

O atendimento é ótimo, a administração é feita diretamente pelos donos, o local é muito limpo, muito bem arrumado, a roupa de cama/banho de ótima qualidade (foram as mais perfumadas dentre todas as hospedagens que fiz nesta viagem), o quarto tem decoração rústica e bonita, o café da manhã é bem simples mas atende. Esta localizado em uma das principais ruas de San Pedro, porém a localização do hotel é em uma parte muito silenciosa e tranquila. O preço da diária comparado com outros hotéis, ficou bem abaixo, até porque fiz a reserva direto com o dono, que me ofereceu um ótimo desconto caso fizesse o pagamento do período em dinheiro.

Hotel Dunas

Hotel Dunas - área interna

Hotel Dunas

Hotel Dunas - área interna

Enfim, fiquei muito satisfeito com minha escolha, já que tinha ouvido muita reclamação sobre a hospedagem em geral naquela cidade. Recomendadíssimo, e com certeza, se retornar a San Pedro, vou ficar hospedado novamente por lá.

PASSEIOS – Os principais tours em San Pedro, são vendidos por diversas agências e representantes na cidade. O tempo todo o pessoal te oferece tour, principalmente quando se caminha pela parte central. Eu optei em fazer contato com uma agência antecipadamente, obtive informações sobre os passeios, horários, preços, etc. e fiz minha programação. Informei para a agência e pedi a eles que me confirmassem as datas, deste modo, quando cheguei a San Pedro já tinha tudo reservado e organizado.

Minha impressão é que se você deixa para organizar tudo por lá, dependendo do período, pode ficar um pouco perdido e nem consiga fazer todos os passeios, pois na baixa temporada, há passeios que saem somente quando conseguem montar grupo, então se você não garante antecipadamente pode ficar sem ter o que fazer, após realizar os tours principais.

Meu contato foi com a agência TURISMO LAYANA ( clique aqui ) , que me deu um ótimo atendimento e oferece a possibilidade de reservar os tours e fazer o pagamento quando se chega lá. Digo isto pois tem várias agencias que trabalham somente com reservas mediante pagamento antecipado (via deposito bancário internacional).

Também fiz um passeio com a agência WHIPALA EXPEDITION ( clique aqui ), que é recomendada pelo TripAdvisor, cujo atendimento foi excelente, inclusive o tour que realizei tinha café da manhã incluso, e foi ÓTIMO! Esta agência tem um pacote com os principais tours, que lhe dá um desconto bem legal, e também trabalham com o sistema de reserva e pagamento no local.

Vale a pena fazer uma observação, diferente de outros locais turísticos, a maioria dos tours regulares de San Pedro deve ser feito por meio de tours oferecidos pelas agências, pois devido as condições locais, distâncias, etc. é praticamente impossível fazer os passeios por conta própria, a não ser que você alugue um veículo 4 x 4, com guia, celular via satélite, etc. etc.

No primeiro dia em San Pedro, fiz um tour que inicia às 16hs, é chamado de LAGUNA CEJAR.

Esta lagoa esta localizada no interior do Salar de Atacama, que fica a uma distância de aproximadamente 28 km de San Pedro. O ponto alto do passeio são as lagoas, que devido a alta concentração de sal, faz com que você flutue naturalmente. Por mais que tente afundar, não consegue. No inicio eu estava meio duvidoso e fui entrando devagar, até que resolvi me soltar e realmente FLUTUEI! A sensação é muito boa.

Laguna Cejar


Laguna Cejar


Laguna Cejar


Laguna Cejar

Laguna Cejar

Detalhe: quando você sai da água e começa a secar, a pele fica completamente cinzenta, o short parece que é de papelão, tudo isto devido a grande quantidade de sal. Mas fique tranquilo, há um local para você tomar uma ducha (gelada) e tirar o excesso de sal.

Já cheguei fazendo amizades, conheci uma argentina muito bacana, conversamos e nos divertimos muito neste tour, é a Natalia e seguimos nos contatando pelo FB. Coisa boa este negócio de conhecer pessoas durante as viagens, a Natalia me passou muitas informações da Bolívia (Salar de Uyuni), de onde ela vinha, até me animei para ir para lá. Esta é uma das vantagens quando se viaja sozinho, você fica mais aberto a amizades.

Continuando o tour chega-se a duas lagoas, que são chamadas de Ojos del Salar (Olhos do Salar), onde também é possível nadar, apesar que estas possuem uma concentração de sal menor.

Ojos del Salar

Ojos del Salar

Ojos del Salar - o que se vê é uma mistura de terra com sal

O final do passeio ocorre na Laguna Tebinquiche, que oferece um belo visual para desfrutar o lindo pôr-do-sol, petiscando uns snacks e bebendo pisco sour. Pronto já comecei a viagem em alto e bom astral. Ligeiramente bêbado, mas ótimo!!!

Laguna Tebinquiche


Laguna Tebinquiche

Laguna Tebinquiche


Laguna Tebinquiche

Laguna Tebinquiche

Nesta noite, apesar do cansaço da viagem, sai para jantar em companhia de um casal de amigos chilenos, que conheci em Búzios-RJ e por coincidência haviam chegado a San Pedro dois dias antes. Fomos ao Restaurante Barros, um local muito diferente: rústico ao extremo, com uma comida muito gostosa, drinks ótimos e com música andina ao vivo.

Falando em RESTAURANTE, não posso deixar de recomendar um almoço ou jantar no restaurante CAFÉ ADOBE RESTAURANT ( clique aqui ), que fica na rua principal a Calle Caracoles. Um lugar bonito, diferente, com um menu pra lá de bom. Alias comer em San Pedro é muito bom, pois há uma grande oferta de pequenos e grandes restaurantes gourmet, onde se come bem, por um preço muito justo. Aproveite!

Café Adobe Restaurant

Café Adobe Restaurant

Café Adobe Restaurant

No segundo dia participei de um dos tours mais bonitos que fiz durante a viagem, foi para as LAGUNAS ALTIPLANICAS, as quais são localizadas no Salar de Atacama e encontram-se a uma altitude de 4.200 metros acima do nível do mar.

Na parte da manhã saímos de San Pedro e seguimos rumo a Toconao, um pequeno povoado que é como um oásis naquela região desértica. O rio Jere passa no meio do povoado e a atração principal é a igreja e o campanário, que ficam na praça central, ambas as construções são da época colonial.

Toconao


Toconao


Toconao


Toconao


Toconao

Toconao

Dali seguimos para a Laguna Chaxa que fica localizada na Reserva Nacional dos Flamingos. O tempo todo seguimos andando por cima de placas de sal, as quais compõe a estrutura térrea do salar, é muito interessante ver como de repente a estrutura do solo é alterada, em decorrência de fatores naturais, o sal ali depositado fica mais liso ou mais crespo, mais compacto ou em forma de areia grossa. O local é frequentado por uma grande quantidade de flamingos, os quais podem ser observados à distância, já que quando se aproxima eles saem voando em debandada, o que apresenta uma bonita visão. A paisagem da lagoa tem como plano de fundo, vulcões os quais embelezam ainda mais o local.

Laguna Chaxa

Laguna Chaxa - o que se vê ao chão é SAL....pensa!


Laguna Chaxa

Laguna Chaxa


Laguna Chaxa

Laguna Chaxa

Laguna Chaxa

Após a visitação, seguimos para Socaire, outro pequeno povoado que teve influência inca, as quais são comprovadas com os terraços para cultivo que ainda existem no local, e são utilizados pelos agricultores locais.

Socaire possui duas igrejas com um estilo arquitetônico e decoração interior, rusticas e que na medida em que fui conhecendo o interior chileno, verifiquei ser uma característica local, que é a decoração de modo bem colorido no interior dos templos. Uma das igrejas e seu campanário são feitos em adobe.

Socaire



Socaire



Socaire - com terraços de cultivo ao fundo e vulcão



Socaire



Socaire

Socaire

Para chegar a Socaire é necessário iniciar a subida em uma grande montanha, este povoado está praticamente no meio do caminho, de modo que saindo de Socaire continuamos montanha acima, até chegarmos ao parque onde se encontram as Lagunas Meñiques e Miscanti. Esta área faz parte da Reserva Nacional dos Flamingos que é administrada pela comunidade indígena de Socaire.

São lagoas cuja cor azul destaca-se intensamente com a paisagem local, elas foram formadas pela infiltração subterrânea das águas das chuvas e degelos do cume das altas montanhas existentes no local.

Aos pés do vulcão Miscanti, a lagoa de mesmo nome apresenta uma área de 15 km quadrados e está a uma altitude de 4.200 metros. Já sua vizinha a lagoa Meñiques conta com uma superfície de 1,5 km quadrados, mas está 5 metros abaixo da lagoa Miscanti.

Laguna Meñiques


Laguna Meñiques


Laguna Meñiques

Laguna Miscanti

Após visita às lagoas, retornamos para Socaire onde “almo-jantamos” e em seguida, despencamos ladeira abaixo de volta a San Pedro.

A noite fiz um TOUR ASTRONÔMICO no Observatório Astronômico Ahlarkapin ( clique aqui), este observatório fica na cidade e não se deve confundir com os observatórios internacionais que estão localizados em outros pontos do deserto. É um tour muito recomendado para quem visita San Pedro. Minha opinião: eu passaria muito bem sem realizar este passeio, vá somente se você realmente se interessar por astronomia, do contrário será muito aborrecido. Pronto falei!...rs.rs.rs... Havendo interesse, basta acessar o site e fazer a reserva, eles vão te buscar no hotel.

No terceiro dia um passeio muito esperado, aliás, a maioria das pessoas que vão para San Pedro, tem grande expectativa em conhecer os gêiseres. O tour se chama GEYSERS DEL TATIO.

Por volta das 4:30hs da manhã começa a passagem das vans/micro ônibus pelos hotéis da cidade, recolhendo os turistas que vão fazer o tour.

Quando fui fazia muito frio, de modo que acordar e sair àquela hora da madrugada, foi barra pesada.

Depois de viajar cerca de 100 quilômetros, chegamos ao parque onde está o campo geotérmico, que se encontra a uma altitude de 4.300 metros. Para os padrões de temperatura da semana, o dia de nossa vista não estava tão frio, ou seja, fazia -6 graus (isto mesmo, 6 graus negativos), mas nada que impedisse de curtirmos a bela visão que se tem de todo o campo.

Com a orientação do guia, vamos caminhando pelas trilhas já definidas, as quais são ladeadas por gêiseres de todos os tamanhos, os quais soltam água fervente a uma altura que pode chegar até 10 metros, formando jatos que se elevam ao céu e depois ficam as fumarolas, que de certa forma enfeitam o campo geotérmico.

É feita toda uma explicação a respeito do fator que provoca aquela reação que vem do interior da terra, que na verdade é um vulcão, em cima do qual se localiza o campo geotérmico.



A experiência de ver e viver tudo aquilo é algo que deixo para ser descoberto quando você visitar o local, só posso dizer, que é muito bonito chegar ali e ver/curtir o amanhecer, assistindo o lindo espetáculo que a natureza com toda a sua força, energia e perfeição faz acontecer diante de nossos olhos.

Geiseres del Tatio


Geiseres del Tatio


Geiseres del Tatio

Geiseres del Tatio

Assim que amanhece e termina a explicação do guia e o passeio pelas trilhas delimitadas, no próprio local, é servido um café da manhã, inclusive com ovos que foram cozidos em uma das crateras de gêiser, tornando ainda mais interessante aquela experiência.

Depois disto seguimos para um ponto, ainda dentro do parque, onde fica a piscina de águas termais, que é formada com água quente, que jorra da parte interior do campo geotérmico. Fazia um frio de aproximadamente 4 graus, já estava claro, e diante daquela água com todos aqueles vapores, havia chegado o momento da decisão, entrar ou não? Olhei ao redor e pensei “prefiro me arrepender de ter entrado e quase morrido de frio, do que me arrepender depois de ter tido a oportunidade e ter ficado somente olhando”, em questão de segundos tirei a roupa, joguei para o lado e só de sunga entrei naquela água aparentemente convidativa, pois com um frio daqueles uma água quentinha iria cair muito bem. A sensação é muito boa, pois realmente aquele calor que emana da água é agradabilíssimo.

Após uns quinze minutos resolvi sair e ai sim o bicho pegou, pois ao sair rapidamente, com o corpo quente, você recebe aquela corrente de ar geladíssimo e corre para o vestiário que fica em frente às piscinas, só que por mais rápido que tentei me secar e colocar a roupa, os dedos começaram a endurecer e foi um trabalho para recompor-me. Enfim, sai de lá satisfeito, com a sensação de “dever cumprido”, pois como alguns colegas haviam comentado anteriormente, valeu cada segundo!

Piscina Termal em Geiseres del Tatio

Piscina Termal em Geiseres del Tatio

Na sequencia seguimos caminho em direção a San Pedro, e no caminho pararíamos em um povoado indígena. O caminho até o povoado é muito lindo, com uma paisagem muito diferente da que estamos acostumados a ver, algumas delas fotografei e lhes mostro em seguida.




Como disse anteriormente, chegamos ao povoado de Machuca, um local com pouquíssimas casas, cuja principal atração é uma igreja de arquitetura local, que é bastante rustica, mas incrivelmente bonita.

Povoado de Machuca


Povoado de Machuca


Povoado de Machuca

Povoado de Machuca

Nesta parada, provei a carne de lhama, em forma de espetinho, muito concorrido por sinal, como me haviam dado a dica, assim que desci, corri onde estava o vendedor e mesmo assim, entrei em uma “filinha” para aguardar meu espeto. Muita gente, fica só na vontade, pois o tempo de parada é curto e a produção é limitada....rs.rs.rs..... é uma carne saborosa, o esquisito é comer o espeto e ver na sua frente as lhamas pastando/caminhando tranquilamente, meio macabro o negócio, mas estava tão gostoso aquele espetinho....kkkk!

Povoado de Machuca - espetinho de carne de Lhama

Povoado de Machuca - Lhamas

Depois disto seguimos para San Pedro, aonde chegamos por volta de 13hs, o que possibilitou fazer outro passeio na parte da tarde.

Dando prosseguimento a maratona de tours, depois de descansar um pouco, já que havia acordado 4hs da madrugada, sai de passeio no tour VALLE DE LA LUNA, um dos passeios mais recomendados e realizados pelos turistas que vão a San Pedro.

Vale esclarecer que durante os passeios pelo Deserto do Atacama, sempre nos deparamos com uma, duas ou as três cordilheiras que fazem parte da região. A mais antiga é a Domeyko, a intermediaria é a Cordilheira de la Sal e a mais jovem a Cordilheira dos Andes.

O Valle de la Luna é localizado na Cordilheira de la Sal, trata-se de um fenômeno geológico que se formou no decorrer de milhões de anos. Ela é formada por argila, gesso e sal. O local apresenta interessantes formações rochosas e dunas. É considerado um lugar único no mundo, e seu nome é devido a semelhança do local com a superfície lunar, conforme comprovam os ensaios feitos pela NASA. A concentração de sal é enorme e durante o tour você terá oportunidade de ver coisas muito interessantes a respeito deste material.

Durante o passeio dentre os diversos pontos visitados, os destaques são para o Valle de la Muerte, a Quebrada de Ckari, a escultura natural Las Tres Marias e a Duna Mayor.

Valle de la Luna


Valle de la Luna

Valle de la Luna - Cordillera de la Sal


Valle de la Luna


Valle de la Luna - Las Tres Marias

Valle de la Luna


Valle de la Luna

Valle de la Muerte

Ao final do dia todos os grupos se dirigem para um mirante, de onde se avista o vale por completo, tendo a cidade de San Pedro e a Cordilheira dos Andes como plano de fundo, e ali se espera o pôr-do-sol.

Quando o sol se põe por completo, se permanece cerca de meia hora no local, para assistir a um espetáculo de cores que acontece com a luminosidade que cai sobre a Cordilheira dos Andes. Diante de nossos olhos você vê a paisagem alterando o colorido, dando-se a impressão de que é até outro local, em relação ao que se vê meia hora antes. Uma das coisas mais lindas que já vi em minhas viagens pelo mundo.


Por-do-sol no Valle de la Luna - Vulcão Licancabur ao fundo


Por-do-sol no Valle de la Luna - Cordilheira dos Andes ao fundo


Por-do-sol no Valle de la Luna - Cordilheira dos Andes ao fundo

Por-do-sol no Valle de la Luna - Cordilheira dos Andes ao fundo

Quando se faz este passeio, entendemos um pouco da magia que o Deserto do Atacama possui e encanta/atrai pessoas do mundo inteiro.

Já no quarto dia de viagem sai para fazer um tour que não é muito comentado, tampouco procurado pelos turistas, talvez seja pelo preço, já que foi o tour mais caro que fiz no deserto, mas acredito que se as pessoas soubessem o que as espera, este seria um dos tours mais procurados, pois em minha opinião foi o melhor tour que realizei durante os 20 dias de minha viagem ao Chile. O tour se chama SALAR DE TARA.

As paisagens que conheci durante este tour, me fizeram admirar e respeitar ainda mais a natureza, que de modo tão caprichoso e sábio nos oferece a oportunidade de viver alguns momentos de completo êxtase diante das paisagens que ela nos mostra.

Esta viagem foi perfeita, pois o guia era ótimo, a paisagem maravilhosa e conheci duas chilenas com as quais houve uma sintonia imediata. Já saímos de San Pedro quase “amigos”. Diverti-me e aproveitei muito este dia. Elas são Yasna e América (Yas y Amê) com as quais mantenho contato por meio do FB. Mas voltemos ao roteiro.

Yasna, eu e América

Este tour é bastante rústico, já que não há restaurantes e tampouco banheiros durante o trajeto, pois o mesmo é realizado em um parque nacional totalmente voltado para a preservação natural do local. Por isto as refeições (café da manhã e almoço) foram levadas pelo guia, o qual com toda a atenção nos proporcionou refeições muito gostosas realizadas em meio aquelas paisagens de tirar o folego. Quanto às necessidades naturais, utilizam-se os “banheiros da natureza”, chamados por eles de “baños Pachamama”, que traduzido fica “banheiros da mãe terra”....rs.rs.rs.

O Salar de Tara esta localizado a 120 quilômetros de San Pedro e faz parte da Reserva Nacional dos Flamingos. Após sair de San Pedro pelo Paso Internacional Jama ( parte fronteiriça do Chile com Argentina e Bolívia), segue-se sempre subindo chegando no ponto máximo de 4.700 metros, sendo que a média da altitude durante o passeio é de 4.300 metros.

Após rodarmos um pouco por esta estrada, passamos em frente a dois vulcões que estão próximos da cidade, inclusive um deles é o vulcão patrono da cidade de San Pedro, pois cada cidade possui o seu, o nome dele é LICANCABUR. Desde que cheguei a San Pedro, por onde quer se se vá, inclusive de diversos pontos da cidade, se enxerga o Licancabur, geralmente eu me identifico com algum ponto das cidades que visito e nota-se isto, pois eu fotografo o ponto/local de todos os ângulos possíveis, e isto aconteceu com o Licancabur, no entanto eu não conseguia uma foto satisfatória, ou seja, onde eu conseguisse expressar toda a sua majestade com apenas um clique.

Durante este passeio logo de cara realizei este desejo, pois além de passarmos ao lado do vulcão, fizemos uma parada para fotos em um mirante que fica na base do mesmo, e o guia que tinha algo de fotografo, fez esta foto que adorei, pois conseguiu me retratar tendo o Licancabur como plano de fundo. Uma das fotos preferidas entre as milhares que já tirei na vida.

Vulcão Licancabur ao fundo

Vulcão Licancabur

Vulcão Licancabur

Após a “seção de fotos” seguimos viagem rumo ao salar, e no caminho nos deparamos com neve, planícies desérticas, animais silvestres, inclusive vimos até uma raposa circulando por uma campina.

A segunda parada foi no local chamado de Vegas de Quepiaco, que possui um mirante e foi ali que tomamos o café da manhã. Este local possui uma lagoa que é tomada por um tipo de vegetação que chamam de “bufedal”, e seu colorido dá um toque todo especial à paisagem local.

Vegas de Quepiaco - com os bufedais (plantas amarelas)


Vegas de Quepiaco - com os bufedais (plantas amarelas)


Vegas de Quepiaco - com os bufedais (plantas amarelas)

Vegas de Quepiaco - com os bufedais (plantas amarelas)

Na sequencia seguimos rumo ao reserva nacional onde se localiza o Salar de Tara. É claro que o caminho nos reservou várias surpresas no que diz respeito a paisagens diferentes e contrastantes, algumas das quais divulgo a seguir:



Lagoa com gelo na borda


Lagoa com gelo na borda



Neve


Chegando ao Salar de Tara, de longe várias formações rochosas no meio daquela imensidão desértica chamavam a atenção, eu pensava que a vista seria somente à distância, mas o passeio incluía a vista muito próxima das principais formações, as quais são gigantes e muito bonitas em todo aquele contexto. Não consigo falar muito a respeito da beleza do local, acho que as fotos falam por si próprias.

Formações rochosas no caminho para o Salar de Tara - Reserva Nacional los Flamencos 

Formações rochosas no caminho para o Salar de Tara - Reserva Nacional los Flamencos



Formações rochosas no caminho para o Salar de Tara - Reserva Nacional los Flamencos



Formações rochosas no caminho para o Salar de Tara - Reserva Nacional los Flamencos

Formações rochosas no caminho para o Salar de Tara - Reserva Nacional los Flamencos

Formações rochosas no caminho para o Salar de Tara - Reserva Nacional los Flamencos

Continuando o passeio seguimos para um local onde estão as formações rochosas identificadas como Monjes de la Pakana. Elas são gigantescas e de uma coloração clara muito interessante. A gente admira e clica sem parar, pois de certa forma queremos levar um pouco daquilo tudo para revermos no futuro e também para mostrar a nossos familiares e amigos, aquela paisagem que parece ser uma criação gráfica para um filme de ficção que trate sobre paisagens de outros planetas.

Formações rochosas MONJES DE LA PAKANA - Reserva Nacional los Flamencos


Formações rochosas MONJES DE LA PAKANA - Reserva Nacional los Flamencos


Formações rochosas MONJES DE LA PAKANA - Reserva Nacional los Flamencos


Formações rochosas MONJES DE LA PAKANA - Reserva Nacional los Flamencos


Formações rochosas MONJES DE LA PAKANA - Reserva Nacional los Flamencos

Formações rochosas MONJES DE LA PAKANA - Reserva Nacional los Flamencos

Depois de todas estas vistas, chegamos ao ponto principal do tour, que é o Salar de Tara. A chegada é por cima, de modo que primeiro temos uma vista panorâmica do local, e depois vamos descendo para chegar até as margens de uma linda lagoa que compõe a parte principal do salar. Lá de cima já podemos avistar flamingos que circulam pela lagoa. Ao descermos, basta aplicar um zoom na máquina fotográfica e consegue-se fazer lindas fotos dos flamingos, os quais abundam por aquela região.

Salar de Tara ao fundo (visto do alto)


Salar de Tara

Salar de Tara


Salar de Tara


Salar de Tara


Salar de Tara

Salar de Tara

Próximo à lagoa há um tipo de refugio, onde os grupos param e os guias providenciam o almoço, mas no dia que fomos visitar o salar, este refugio estava fechado, então o guia preferiu procurar outro local para nos instalarmos. Acho que isto foi bem providencial, pois ele nos levou para uma pequena lagoa do outro lado e ali tendo como plano de fundo parte das formações rochosas dos Monjes de la Pakana, onde fizemos o nosso almoço, com umas empanadas deliciosas.

Quando chegamos ali havia vários flamingos, conseguimos aproximar-nos um pouco mais, e de repente eles nos brindaram com um belo espetáculo, promovido com a revoada do bando.

Salar de Tara - Local onde almoçamos


Salar de Tara - Local onde almoçamos - Monjes de la Pakana ao fundo


Salar de Tara - Lagoa em frente ao local onde almoçamos


Depois do almoço, tomamos o caminho de retorno para San Pedro, eu já com saudade do lindo dia que havíamos passado, mas satisfeito e ansioso pelos próximos passeios que faria durante a viagem que ainda se encontrava no inicio.

Quinto e último dia em San Pedro do Atacama!!!

Os passeios anteriores haviam sido reservados antecipadamente e deixei um dia livre para encaixar um tour que me agradasse, e decidi resolver isto na véspera. Quase não consegui encontrar um tour para fazer neste dia, já que todos os tours regulares eu havia feito.

Procura daqui e dali, consegui encontrar um tour interessante, que não é muito procurado por turistas, mas que por sorte no dia seguinte iria ocorrer, foi o tour VALLE DEL ARCOIRIS.

Saindo de San Pedro, seguimos em direção a Cordilheira Domeyco, onde fizemos a primeira parada, o guia que é um expert no assunto fez uma explicação bastante detalhada sobre o quanto esta cordilheira está fragilizada devido seu tempo de existência e as intempéries enfrentadas ao longo de milhares de anos. Também nos comentou e mostrou várias plantas medicinais existentes na região.

Guanacos

Estavamos na Cordilheira Domeyko, no centro em tom terroso destaca-se a Cordilheira de la Sal e ao fundo com vulcão Licancabur em destaque localiza-se a Cordilheira dos Andes

Cordilheira Domeyko - paredes esfarelando-se.

Feito isto seguimos para o Valle del Arcoiris, que são formações rochosas coloridas, fazendo jus ao nome dado ao vale, as quais foram compostas com as mais diversas cores de argilas, minerais e outros sedimentos que com o passar de milhares ou até milhões de anos formaram a paisagem existente.

Valle del Arcoiris


Valle del Arcoiris


Valle del Arcoiris

Valle del Arcoiris

Neste percurso visitamos um antigo assentamento indígena da cultura Tiwanaku que ali estiveram em visita aos índios atacamenhos e deixaram suas contribuições na formação da cultura atacamenha.

Valle del Arcoiris - assentamento Tiwanaku

Valle del Arcoiris - assentamento Tiwanaku

Passamos por vales onde pequenos agricultores instalaram-se ali e fazem seus cultivos, de pequeno porte, formando assim a economia local.




Finalizando o tour chegamos ao Valle de Hierbas Buenas, onde visitamos os petróglifos muito antigos que nos contam um pouco da cultura e costumes praticados pelos povos que habitaram a região. É um museu a céu aberto que mostra expressões artísticas dos povos passados, e que pelo passar do tempo e as intempéries naturais, poderão sofrer algum estrago ou mesmo perda. Conforme nos informou o guia, estuda-se uma forma para que se consiga preservar o acervo atual.

Valle de Hierbas Buenas


Petrógligos no Valle de Hierbas Buenas


Petrógligos no Valle de Hierbas Buenas

Petrógligos no Valle de Hierbas Buenas

Este foi um passeio de meio dia, de modo que após visita aos petróglifos, retornamos para San Pedro.

Aproveitei a tarde e fui visitar o MUSEO ARQUEOLÓGICO DE SAN PEDRO DE ATACAMA, e circular pelo pequeno povoado de San Pedro, fazendo uma caminhada mais detalhada, já que desde que havia chegado, ainda não tinha tido tempo disponível para isto. Desta forma finalizei minha estada em San Pedro de Atacama.

Museu Arqueologico de San Pedro de Atacama


Museu Arqueologico de San Pedro de Atacama


Museu Arqueologico de San Pedro de Atacama

Museu Arqueologico de San Pedro de Atacama

Vale ressaltar que há outros passeios para se fazer em San Pedro e arredores, mas meu tempo não foi suficiente para isto. No planejamento de sua viagem, ao fazer as consultas de praxes você verá que poderá incrementar ainda mais seu roteiro de passeios.
No dia seguinte logo cedo, segui para Calama, onde tomaria um ônibus com destino a Iquique, cidade que se encontra mais ao norte do Chile.

E aquela velha frase “Sai já com saudades!”, aqui não se passou, pois estava ansioso para chegar a Iquique, pois já sabia que iria conhecer locais interessantes/diferentes.

No próximo post sobre o Chile, darei continuidade ao trajeto da viagem, falando sobre a cidade de Iquique, uma joia em pleno deserto.

Um abraço,

Benevide

Nenhum comentário:

Postar um comentário