sexta-feira, 25 de abril de 2014

FOZ DO IGUAÇU - PR




Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, pertence ao Brasil e a Argentina, trata-se das famosas Cataratas do Iguaçu.

O lado brasileiro está localizado em Foz do Iguaçu, que é um município do Paraná, distante da capital paranaense cerca de 640 quilômetros.

É o segundo destino brasileiro mais procurado pelos turistas estrangeiros. E na região sul do país é o destino mais procurado.

As Cataratas do Iguaçu, por se tratar de um local conhecido internacionalmente, foi um dos vencedores do concurso que elegeu as 7 Maravilhas da Natureza.

Foz do Iguaçu conta também com outro campeão mundial, é a Usina Hidrelétrica de Itaipu que em matéria de tamanho é a segunda maior do mundo e a primeira na questão geração de energia, motivo que em 1996 levou a mesma a ser eleita como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

Dentro de meu entendimento, há algumas coisas que todos os brasileiros deveriam fazer, e conhecer as Cataratas do Iguaçu é uma delas, já que ter tal espetáculo natural dentro de nosso país, pode ser encarado como um motivo de muito orgulho.

No passado este já foi um destino de enorme destaque no cenário de turismo, hoje, apesar de ser bastante visitado, perdeu um pouco do antigo “glamour”.

Sou de uma época (década de 80) em que conhecer Foz do Iguaçu era consequentemente a oportunidade de cruzar fronteiras, a do Paraguai e da Argentina, isto sem contar a oportunidade de comprar “produtos importados”, um luxo para a época, então se você tinha condições para fazer o citado roteiro, era um privilegiado.. rs.rs.rs... Tanto que assim que pude viajar sozinho, este foi o destino de minha primeira viagem. Quem é daquela época, vai se lembrar de como a questão era tratada.

É claro que muita coisa mudou desde então, com o evento da globalização os produtos importados “paraguaios” perderam muito de seu prestigio. Para se ter uma ideia das mudanças, até a cidade de Puerto Stroessner, no Paraguai, mudou de nome, hoje é a Ciudad del Este. Naquela época havia índios guaranis, vendendo artesanatos indígenas nas ruas de Puerto Stroessner.

Mas vamos falar sobre o que há de interessante e divertido para se conhecer e fazer em Foz do Iguaçu.

Antes de começar a falar sobre as cataratas, vale ressaltar o seguinte:

Quando se visita o lado brasileiro, na verdade o que estamos vendo são as cataratas do lado argentino, as quais são belíssimas e formam um conjunto visual espetacular.
vista a partir do lado brasileiro

Já as cataratas brasileiras são bonitas, mas não tanto quanto as argentinas, logo quando visitamos o lado argentino o que temos de visão são das cataratas brasileiras.
vista a partir do lado argentino

Ai pode-se perguntar “então vale a pena conhecer somente o lado brasileiro?”. Resposta: Não! Por quê? Porque do lado brasileiro, quando chegamos quase no final do parque, temos um belo espetáculo com parte de nossas quedas, as quais são possíveis visitar por meio de passarelas. Do lado argentino há a bela Garganta do Diabo, um ajuntamento de águas cujo barulho faz até medo, a força das águas é de uma grandeza majestosa. Então, a recomendação é de que visite ambos os lados.

CATARATAS DO IGUAÇU e PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU (lado brasileiro)

Falando um pouquinho sobre a história do local. Em 1542, o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, chegando ao rio Iguaçu e guiado por indígenas locais, atingiu as Cataratas, sendo registrado na história como o “descobridor” das Cataratas do Iguaçu.

Registra-se que a história do Parque Nacional do Iguaçu começa no ano de 1916, quando da passagem por Foz do Iguaçu de Alberto Santos Dumont, isto mesmo, o pai da aviação.

A área pertencia a um uruguaio e Santos Dumont intercedeu junto ao Presidente do Estado do Paraná, para que fosse desapropriada e tornada patrimônio público. Em 1916 por meio de decreto a área foi declarada como de utilidade pública com 1008 hectares. Os acréscimos de hectares aconteceram por meio de decretos, sendo o último em 1994, quando a área do Parque Nacional passou a ter os limites atuais que são 185.000 hectares.

As Cataratas do Iguaçu, estão abrigadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, que é dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e conta com o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. O Parque protege uma vasta biodiversidade, de espécies da fauna e flora brasileiras, sendo algumas ameaçadas de extinção.

Todos estes atrativos aliados ao ponto principal do parque que são as belas Cataratas do Iguaçu, fizeram com que a UNESCO instituísse este parque como Sítio do Patrimônio Mundial Natural.

Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, os dois parques formam mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas.

As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu, que mede 1200 metros de largura acima das cataratas. Estas no território brasileiro atingem cerca de 800 metros, já do lado argentino chegam a 1.900 metros, com quedas variando entre 40 a 80 metros de altura. Há uma variação no número de saltos, que pode atingir até mais de 100 nos períodos de maior vazão. Há 19 saltos considerados como principais, sendo 5 deles do lado brasileiro e os demais no lado argentino, reforçando o que escrevi no inicio do post, ou seja, a melhor vista é de quem observa o cenário a partir do Brasil.

O acesso a todo o perímetro se dá por meio de mirantes, corredores e passarelas. Inclusive há uma constante “garoa” nas passarelas próximas às quedas mais fortes, em função do grande movimento das águas.
Cataratas do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu

Também é possível fazer outros passeios, além da contemplação às Cataratas, durante sua visita ao Parque Nacional do Iguaçu, tais como: voo de helicóptero, trilhas, Macuco Safari, arvorismo, rapel, rafting, etc. Você pode obter mais detalhes por meio do site do parque (clique aqui)

O horário de visitação é diariamente das 9h às 17h, informações quanto a valor de ingressos também podem ser obtidas no site ( clique aqui)

Há possibilidade de fazer o passeio às Cataratas por meio de tours oferecidos pelas agências de turismo locais. No entanto, se você quiser fazer por conta própria, é muito tranquilo, para isto você deve pedir informações onde passa o ônibus com destino ao Parque Nacional do Iguaçu e:

• embarcar e descer no final
• verá as bilheterias, então compre seu ingresso
• irão indicar onde sai o transporte até o local onde se inicia o passeio de visita às cataratas
• siga o fluxo de visitantes e as placas de orientação
• No retorno você pegará o transporte interno de volta até a entrada do parque
• Embarcar no ônibus com destino ao centro de Foz.

Eu já fiz pelos dois meios e prefiro por conta, pois se for de seu interesse poderá também visitar o Parque das Aves que fica ao lado da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, além de que você fica com o tempo totalmente livre e sob sua administração, podendo acelerar ou prolongar o passeio de acordo com sua vontade. Ah, e fica mais barato.

CATARATAS DO IGUAZÚ e PARQUE NACIONAL IGUAZÚ ( lado argentino)

As Cataratas do Iguazú, encontram-se no Parque Nacional Iguazú, que está localizado na província de Missiones, localidade de Puerto Iguazú. Como na análise geral as cataratas são conhecidas como um todo, ou seja, as do lado brasileiro e do argentino formam um único conjunto, que são consideradas como uma das Sete Maravilhas Naturais.

A área do parque foi criada em 1934, por determinação legal e conta com cerca de 68.000 hectares.

Para os brasileiros que estão em Foz do Iguaçu, o acesso ao Parque Nacional de Iguazú, se dá por meio da cidade argentina de Puerto Iguazú, que está a 18 quilômetros do parque. Com relação a forma de acesso, vou explicar mais a frente.

Apesar da principal atração ser as Cataratas, o parque conta com uma grande e variada fauna e flora local, portanto o local é destinado a preservação ambiental.

O acesso às cataratas ocorre por meio de passarelas que estão dispostas no curso do Rio Iguazú, o qual segue seu curso ali, de forma meio esparramada, circulando por diversas ilhazinhas até ir se concentrando para a grande desembocadura em forma de “U”, com um abrupto desnível formando as imponentes quedas d’água.
Trenzinho no interior do Parque Nacional Iguazú

Passarelas sobre o rio Iguazú

Rio Iguazú - acima das cataratas  - Parque Nacional Iguazú

Rio Iguazú - formação da catarata Garganta do Diabo - Parque Nacional Iguazú

A principal atração do parque é a GARGANTA DO DIABO. Esta maravilha da natureza é formada por uma união de aproximadamente 150 saltos d’água com uma queda de 80 metros de altura em formato de ferradura. Este espetáculo pode ser visto por meio de três grandes mirantes.

O que mais impressiona é o “rugir” das cataratas, o vapor de água produzido pelos saltos, os arco-íris que se formam, o branco formado pelo movimento das águas, enfim o disfrutar de um momento único e inesquecível.
Garganta do Diabo - Parque Nacional Iguazú

Garganta do Diabo - Parque Nacional Iguazú

Garganta do Diabo - Parque Nacional Iguazú

Garganta do Diabo - Parque Nacional Iguazú

Você pode fazer o passeio pelas cataratas em dois circuitos, que são:

Circuito Superior – Este percurso é realizado pela área que dá acesso a parte superior dos saltos. São cerca de 650 metros de caminhada, de onde se têm vistas panorâmicas cujas paradas principais estão dispostas em seis mirantes com locais para descanso e contemplação, formando desta forma um ambiente para relaxamento.
Circuito Superior - Parque Nacional Iguazú

Circuito Superior - Parque Nacional Iguazú

Circuito Superior - Parque Nacional Iguazú

Circuito Inferior – Percurso realizado por meio de uma passarela pela parte de inferior dos saltos, de modo que há um contato maior com a área verde do local, o que possibilita um clima de harmonização com a natureza. As vistas oferecidas podem ser apreciadas por meio de oito mirantes espalhados em um percurso circular de cerca de 1.700 metros.
Circuito Inferior - Parque Nacional Iguazú

Circuito Inferior - Parque Nacional Iguazú

Circuito Inferior - Parque Nacional Iguazú

Além dos atrativos principais que são as cataratas, caso você queira conhecer “todo” o Parque Nacional do Iguazú, talvez seja necessário que o faça em 2 dias, deste modo, o parque oferece um desconto de 50% no valor da entrada para o segundo dia, para isto durante a saída no primeiro dia, não esqueça de pedir que marquem a sua entrada do dia, para quando retornar usufruir do desconto.

Algumas das atividades além da visita às cataratas são:

  • Visita à Ilha San Martin – cujo acesso se dá por meio de botes.
  • Isla San Martin - Parque Nacional Iguazú
    Passeio de bote à Isla San Martin - Parque Nacional Iguazú
  • Centro de Interpretacion Ybirá Reta – mostra de historia natural e cultural da região das Cataratas, que permite ao visitante entender a biodiversidade da selva local.
  • Sendero Macuco – é um corredor natural de 6km, onde o visitante tem contato direto com a flora e fauna local.
  • Safaris nas Cataratas del Iguazú – passeios privados em veículos 4x4, onde o visitante terá um contato direto com a selva paranaense.

Horario do parque : todos os días do ano das 8h às 18h. O valor das entradas devem ser pagos somente em pesos argentinos. Se não os tiver, você consegue fazer câmbio em uma lanchonete que fica próxima a entrada do parque. Você pode obter diversas outras informações sobre o parque no site ( clique aqui )

A exemplo do lado brasileiro, você pode fazer o tour por meio de agência de turismo local ou por conta própria. Se for por conta própria o roteiro é o seguinte:

• Informar-se onde passa o ônibus coletivo com destino a Puerto Iguazú.
• Embarcar e seguir até o final.
• No caminho há a travessia de fronteiras, onde você terá que desembarcar, apresentar documentação na aduana argentina, obtendo desta forma a autorização para adentrar no país. Em seguida, reembarque no mesmo ônibus coletivo que estará aguardando do lado argentino. Procure fazer isto um pouco rápido.
• O ônibus passará pela cidade de Puerto Iguazú e seguirá até a portaria do Parque Nacional Iguazú.
• Chegando ali compre seu ingresso e bom passeio.
• No retorno, procedimento inverso, só que parando na aduana brasileira.

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

O Marco das Três Fronteiras é o local onde fica a divisa territorial entre o Brasil, Argentina e o Paraguai. É identificado por três obeliscos fixados em cada um dos países, os quais são pintados nas cores das respectivas bandeiras. O marco brasileiro está em Foz do Iguaçu, o argentino em Puerto Iguazú e o paraguaio em Ciudad del Este.

Os marcos estão localizados no entroncamento de dois rios, que são: O Iguaçu que faz fronteira entre Brasil e Argentina e o Paraná, que divide o Paraguai dos outros dois. É possível avistar os três marcos a partir de um mirante existente no lado brasileiro. Nas proximidades há um anfiteatro chamado de Espaço das Américas, que sempre esta aberto à visitação.

O local do marco está a aproximadamente 6 km do centro de Foz e o acesso é pela Av. General Meira. Há recomendações para não ir sozinho e se possível ir em tours ou com guia de turismo. Faz muito tempo que não vou ao local, portanto hoje não sei afirmar quanto a questão segurança. Minha dica: se não estiver em grupo, vá em táxi, pois o motorista te leva, orienta, espera e você retorna em segurança.
Marco brasileiro - foto www.brazilecovip.com.br

Marco argentino - foto viagensli.wordpress.com

Marco paraguaio - foto: www.escola.sed.sc.gov.br

Posicionamento dos três marcos - foto: www.mochileiros.com

PONTE INTERNACIONAL DA AMIZADE

É uma das formas de divisa entre o Brasil e o Paraguai, neste caso, respectivamente pelas cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, passando sobre o rio Paraná.

Foi construída entre as décadas de 1950 e 1960. Na época de sua construção, foi considerada recorde mundial na questão de vão em ponte de concreto armado e arco engastado (290 metros)

Foi inaugurada em 1965 pelos presidentes da época e no Brasil, foi chamada de Ponte da Amizade e no Paraguai, ponte Presidente Alfredo Stroessner.

Com a construção da ponte surgiu o comércio exportador e importador de Foz do Iguaçu, se inicializou a colonização e inauguração da cidade de Puerto Stroessner, que atualmente é chamada de Ciudad del Este e é considerada a terceira maior zona franca de livre comercio do mundo, ficando atrás de Miami e Hong Kong. Deste modo, fica demonstrado o quanto foi importante para a região a construção de citada ponte.

Você irá conhece-la quando for a Ciudad del Este, e poderá cruza-la em ônibus ou a pé. Quando eu falar sobre o passeio a Ciudad del Este, você descobrirá o porque estou falando isto.
Ponte Internacional da Amizade - foto:fozdoiguacudestinodomundo.com.br

PONTE INTERNACIONAL DA FRATERNIDADE

É a ponte que liga Foz do Iguaçu, no Brasil com Puerto Iguazú, na Argentina. Seu nome oficial é Ponte Tancredo Neves e foi em 1982 que a pedra fundamental foi lançada pelos presidentes do Brasil e da Argentina.

Geralmente, a gente cruza a ponte e segue em frente, já que diferente do lado paraguaio, a maioria das travessias são por meio de veículos. Quando estive por lá não identifiquei estrutura para parar/estacionar/etc. Na verdade é uma ponte comum.
Ponte Internacional da Fraternidade - foto:viajarpelomundo.com.br

Ponte Internacional da Fraternidade - foto: www.flickr.com

PARQUE DAS AVES

É um dos pontos turísticos da cidade de Foz do Iguaçu, e esta localizado ao lado da entrada do Parque Nacional do Iguaçu.

É um parque particular que foi fundado por uma família imigrante da Namíbia (África), Dennis Croukamp e sua esposa Anna, que influenciado por amigos resolveram mudar-se para o Brasil e fundar o parque. Em outubro de 1994 o sonho desta família foi realizado com a inauguração do parque, que desde então, somente tem crescido.

O espaço é formado por três viveiros de imersão e um borboletário nos quais você pode entrar e ficar em contato direto com os animais e aves ali dispostos.

Horário de funcionamento das 8h30 às 17h, demais informações podem ser obtidas no site (clique aqui).
Parque das Aves - foto:blog.montenegroev.com.br

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU BINACIONAL

Localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, o que conforme o próprio nome indica é uma propriedade binacional. Atualmente é considerada a primeira usina geradora de energia do mundo.

O nome Itaipu, tem origem na língua indígena tupi-guarani e era o nome de uma pequena ilha que havia no local onde hoje esta instalada a usina.

Esta usina faz parte da lista das Sete maravilhas do Mundo Moderno, elaborada em 1996 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos.

A usina está aberta a visitação, as quais são feitas por meio do Complexo Turístico Itaipu, sendo as opções de visitas pelas áreas internas e externas da usina. Os tipos de visitas, detalhamento de roteiros, preços e demais informações podem ser obtidas por meio do site (clique aqui )

Gente, eu sei que o tour é muito interessante, mas acreditem, já estive três vezes em Foz do Iguaçu e ainda não consegui faze-lo?? É uma vergonha, mas também um motivo a mais para que eu retorne na cidade, o que pretendo fazer tão logo surja oportunidade. Mas não poderia deixar de comentar e recomendar o passeio.

O Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, esta a 12 km do centro de Foz e você pode chegar lá em:

Táxi – a corrida do centro de Foz até lá leva aproximadamente 15 minutos.
Carro – Seguir até a Av. Tancredo Neves, 6702 – o estacionamento no local é pago.
Ônibus – por meio de transporte coletivo, utilizar as linhas identificadas como “ITAIPU DAM”, “CONJUNTO C NORTE” ou “CONJUNTO C SUL”, todas partem do terminal central de Foz, o trajeto dura cerca de 30 minutos.
Tours – que podem ser contratados nos hotéis e agências de turismo.
Usina Hidrletrica Itaipu - foto:dicionariotupiguarani.blogspot.com

PUERTO IGUAZÚ (ARGENTINA)

No caso de se visitar as cataratas do lado argentino no Parque Nacional de Iguazú, você obrigatoriamente passará por Puerto Iguazú, se quiser conhecer a cidade durante o dia, vale a pena. No entanto minha recomendação é que vá a noite, pois notei que é uma excelente maneira de fazer um passeio bem diferente e atrativo.

Pelo fato de ter que atravessar fronteira e tudo mais (isto se for a noite), recomendo um serviço oferecido por donos de Vans, os quais por um preço justo te levam para conhecer Puerto Iguazú, ficando inteiramente a seu dispor, ou seja, você diz para onde quer ir e decide quando quer voltar. O que há para se fazer? Veja:

• Ir ao freeshopping que há no lado argentino, onde você poderá comprar eletrônicos, bebidas, perfumes, alguns tipos de alimentos, etc. a preços muito convidativos, além de que o espaço é grande e bonito, mesmo que você não compre nada, só o fato de ficar zanzando por ali e admirando os produtos e o movimento já vale a pena, apesar que acho difícil você não comprar nadinha, face a quantidade e qualidade dos produtos oferecidos. O freeshopping está bem próximo da fronteira. Site: (clique aqui ).
Duty Free - Puerto Iguazú
• Depois seguir para a cidade e escolher um restaurante para comer “aquela carne argentina”, com todos os acompanhamentos de praxe, os quais são simplesmente fantásticos, claro que tudo acompanhado de um ótimo vinho argentino. Depois comer aquela sobremesa sensacional , eu recomendo a bem típica da argentina que é a panqueca com doce de leite. Nossa! é demais! Eu sempre me surpreendo com o sabor desta sobremesa, e olha que já comi ela em vários pontos da Argentina.
Sopa paraguaia (triangulos à direita) e outros acompanhamentos

Carne argentina - com batatas e queijo

Panquecas com doce de leite
• Depois se quiser ir beber/dançar em algum bar, se tiver pique...rs.rs.rs..., fique à vontade para escolher.
• Também é possível visitar Cassinos no lado argentino.

Porque recomendo optar por este meio de locomoção:

• Na fronteira você nem tem que sair do carro, o motorista pega os nossos documentos e já obtêm a permissão para ingresso no país.
• Depois o motorista te leva direto para as compras, e tudo o que você comprar pode deixar no veículo.
• O motorista te indica os melhores locais para jantar, beber, dançar, etc.
• No retorno faz o mesmo procedimento de aduana e te deixa na porta do hotel, tudo isto com a maior segurança.

Por todo o serviço prestado, o preço que pagamos, do meu ponto de vista, foi justo. Estava com um amigo e o rapaz cobrou R$ 100,00 (Maio/2012) para ficar a nossa disposição das 18h até 2h da manhã. Você pode conseguir a indicação do serviço, na recepção dos hotéis.

Caso queira ir somente ao freeshopping, há serviço de traslado gratuito nos hotéis de Foz do Iguaçu, basta informar-se na recepção do seu hotel.

CIUDAD DEL ESTE (PARAGUAI)

O que e como falar de Ciudad del Leste ???? Gente aquilo é uma bagunça generalizada…rs.rs.rs…. Quem conhece acho que concordará comigo. Mas tudo aquilo é tão bom…..kkkkkkk.
Ciudad del Este - foto:www.rentcars.com.br

Agora vamos falar SÉRIO sobre a cidade. É a terceira cidade do Paraguai e mais conhecida por nós brasileiros, como o paraíso das boas compras. Apesar que com a “chinelização” outras opções de compras baratas, surgem todos os dias, mas quando você visita o local, descobre que ainda há uma infinidade de “sacoleiros”, como eram/são chamadas as pessoas que vão até o Paraguai para comprar e depois revender seus produtos aqui no Brasil, que continuam a desembarcar todas as semanas em Ciudad del Este.

O visual não é bonito, não adianta tentar pegar um ângulo fotográfico melhor, pois entendo que não exista, já que é um amontoado de lojas, barracas, quiosques, etc. lotados de produtos. Gente circulando para uma lado e outro, o que as vezes, parece até um formigueiro. Mas como disse anteriormente, sempre que vou para Foz não deixo de ir até o Paraguai.

Há lojas de todos os tipos/níveis, desde as que inspiram total desconfiança, até as grandes lojas de departamento como a Monalisa. Tudo dependerá de seu gosto/bolso/interesse, enfim há para todos.

Como chegar lá? Eu sempre vou de ônibus (transporte coletivo) normal. São várias as linhas que circulam por Foz com destino/origem em Ciudad del Este, basta perguntar. O valor da passagem pode ser paga em real ou em guarani (moeda paraguaia).

Quando o transporte estiver chegando na fronteira, você logo verá um movimento muito confuso, próximo da ponte, geralmente com bastante congestionamento. Eu geralmente dou uma olhada, se vejo que vai demorar muito, desço do ônibus e atravesso a aduana brasileira e sigo pela Ponte da Amizade, a pé mesmo.

Para entrar no Paraguai não precisa mostrar documento, basta cruzar a ponte e ir entrando.

Circulo para lá e para cá, compro o que me interessa, e no retorno:

- volto a pé pela Ponte da Amizade e passo direto pela aduana brasileira, ninguém nunca me parou, a exemplo do Paraguai, vamos entrando no Brasil; logo que passar a fronteira, pego ônibus ou táxi; ou
- retorno direto em ônibus coletivo.

Procuro evitar voltar de ônibus, pois este para na aduana, e sempre entram fiscais/policiais que ficam olhando você de cima em baixo, se você está com bolsas/sacolas as vezes te perguntam o que você comprou e já vi até pedirem para abrir a bolsa/sacola, enfim.... uma encheção.

Então, principalmente se compro algo, prefiro atravessar a pé. A pessoas dizem ser perigoso, atravessar a pé, blá, blá, blá. Eu procuro atravessar em horário bem movimentado, quando há muita gente circulando para lá e para cá. Nunca vi nada que apresentasse perigo.

Em minha opinião, é um passeio divertido e você deve faze-lo, mesmo se não comprar nada, pois a diversão, é garantida garantida....rs.rs.rs...

Um colega que mora em Foz me disse que a noite paraguaia, é muito divertida, então da próxima vez que for até lá, quero confirmar isto. O esquema é parecido com o de Puerto Iguazú, você contrata o transporte em Van em Foz e fica nas mãos do motorista, que te levará para aproveitar a noite naquele país. Ah! Apesar da bagunça de Ciudad del Este, na região da fronteira, me disseram que Ciudad del Este é uma cidade, bonita e tranquila, pois saindo da área do comercio tudo fica bem calmo. Terei que conferir!

TOURS POR MEIO DE AGÊNCIAS DE TURISMO – Caso seja de seu interesse, poderá fazer a maioria dos passeios em Foz do Iguaçu e arredores, por meio dos tours oferecidos pelas agências de turismo local.

GASTRONOMIA

Em Foz do Iguaçu, há diversos estilos de restaurantes, de variadas gastronomias, inclusive os tradicionais fast foods.

A culinária libanesa tem destaque em Foz do Iguaçu, devido a grande comunidade árabe que reside na cidade.

Não notei nada destacado, ou seja, que chame a atenção, no quesito culinária local.

Provei e gostei bastante da sopa paraguaia, que na verdade não tem nada que a caracterize como sopa, pois mais parece uma polenta assada, é bastante saborosa.

O destaque, em minha opinião, fica por conta da carne argentina, servida em Puerto Iguazú. Da última vez que estive na cidade fui no restaurante Aqva, recomendo!

Aqva Restaurant - Av. Cordoba y Carlos Thays, Puerto Iguazú , Argentina – site : ( clique aqui )

Em resumo o que Foz do Iguaçu oferece em matéria de turismo básico é isto, mas há outras atrações/locais para conhecer e isto dependerá do tempo que você tiver disponível para a viagem, então chegando por lá, você sempre poderá buscar novas opções de entretenimento. Que tal começar a se preparar para conhecer este espetáculo da natureza, em nosso país?

Um abraço,

Benevide




Nenhum comentário:

Postar um comentário