domingo, 4 de maio de 2014

PORTO VELHO - RO



PORTO VELHO

Acho que você está achando muito estranho um post a respeito da cidade de Porto Velho, não é? Sem desmerecer a capital de Rondônia, mas você já ouviu falar de alguém que foi para aquela cidade fazer turismo? Ou venda de pacotes turísticos? Eu nunca ouvi, mas acredite eu fiz turismo em Porto Velho.

Viajei a serviço, e após término da missão, houve um período de algumas horas entre minha dispensa do trabalho e o voo, então resolvi sair para conhecer a cidade e foi a partir deste evento que descobri o seguinte: “É possível fazer turismo em qualquer cidade do mundo!”.

O post tem como finalidade informar a respeito do que é possível conhecer em matéria de turismo na cidade de Porto Velho, acredito que as informações poderão ser utilizadas mais por quem vai a serviço ou resolver algum problema na região, mas se você tiver curiosidade e vontade de conhecer turisticamente o local, acho que as informações serão de grande utilidade.

A primeira vista parece que não há nada interessante para se fazer, mas para minha surpresa houve e digo que me diverti e gostei bastante das horas dispensadas com a atividade turística.
Área Central de Porto Velho

Área Central de Porto Velho

Antes vale a pena falar um pouco sobre a história de Porto Velho, que é a capital do estado de Rondônia, está localizada na região norte do país e situa-se na margem do Rio Madeira.

A cidade foi fundada em 1907 durante a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, sendo criada legalmente como munícipio do Amazonas em 1914. Em 1943 com a criação do Território Federal do Guaporé, constituido por Porto Velho e o município de Guajará-Mirim, transformou-se na capital do mesmo. Em 1956 este território passou a ser denominado de Rondônia, e foi elevado à categoria de estado em 1982.

O potencial turístico de Porto Velho é bastante limitado, no entanto, estando na cidade em poucas horas você consegue ver as principais atrações que se localizam na região central e proximidades do Rio Madeira, que está muito próximo da área central.

Vista aérea Porto Velho - foto de www.rodoniaovivo.com.br

Rio Madeira


 Rio Madeira


Vou citar as atrações na ordem em que as visitei, ou seja, a partir do hotel em que estava hospedado.

CATEDRAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – Pode ser dizer que a construção teve inicio em 1917, ano em que teve sua pedra fundamental lançada no local. O altar-mor foi feito por artistas italianos em São Paulo, sendo o material utilizado mármore carrara. Possui bonitos vitrais. Ela encontra-se em frente ao prédio onde esta instalada a prefeitura de Porto Velho.
Catedral Sagrado Coração de Jesus

Catedral Sagrado Coração de Jesus

Catedral Sagrado Coração de Jesus

PALÁCIO TANCREDO NEVES – É o prédio onde está instalado a sede administrativa da cidade (Prefeitura).
Palácio Tancredo Neves - Prefeitura

Palácio Tandredo Neves - Prefeitura

TRÊS CAIXAS D’ÁGUA – Popularmente chamadas de “Três Marias”, são consideradas como símbolo da cidade de Porto Velho. Elas foram trazidas dos Estados Unidos e instaladas na parte alta do centro antigo da cidade, entre 1908 e 1912. Abasteceram a cidade com água potável até 1957. Em volta das mesmas foi construída uma praça que é identificada pelo mesmo nome do monumento, sendo um espaço público destinado a várias atividades artísticas e também constitui um dos pontos turísticos da cidade. Durante os finais de semana as famílias procuram o local para atividades de lazer.
Três Caixas D'Água - foto de www.wikipedia.com

PALACIO DO GOVERNO – O nome oficial é Palácio Presidente Getúlio Vargas, trata-se de um prédio que foi inaugurado em 1949, sendo um dos pontos mais visitados e fotografados pelos visitantes. Encontra-se localizado na região central.
Palácio Presidente Getúlio Vargas - Governo

Palácio Presidente Getúlio Vargas - Governo

MERCADO CENTRAL – No local acontece a comercialização de produtos típicos da região norte do Brasil. A visita é bastante interessante principalmente para quem pratica a gastronomia, pois ali se vê vários produtos locais interessantes tais como: diversos tipos de farinha, pimentas, camarões e peixes secos, grãos, ervas, etc. todos característicos da região. O mercado é considerado patrimônio cultural da população tradicional da cidade e atrai os turistas que buscam conhecer um pouco mais sobre a região. Ele é de fácil localização pois está em frente ao complexo da Estrada de Ferro.
Mercado Central

Mercado Central

COMPLEXO ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ (EFMM) – Retrata um pouco o que foi a instalação da estrada de ferro Madeira-Mamoré, a qual influenciou na criação da cidade de Porto Velho. A construção desta estrada terminou em 1912 e muito colaborou para o desenvolvimento local. Seu objetivo principal era o escoamento de produtos tais como a borracha. Hoje o complexo ferroviário abriga locomotivas e vagões, os quais encontram-se em exposição nas estruturas originais dos galpões, os quais foram revitalizados, propiciando um espaço turístico e cultural para a cidade. Este complexo está às margens do Rio Madeira.
Complexo Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Complexo Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Locomotiva no Complexo Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

MIRANTES – Nas margens do Rio Madeira, próximo ao complexo ferroviário e Mercado Central, há um espaço destinado à circulação de pedestres, o qual é formado por mirantes instalados no local, os quais oferecem conforto e embelezam a região, tornando-a um espaço beira-rio muito atrativo.
Mirante - margem do Rio Madeira

Mirante - margem do Rio Madeira

Mirante - margem Rio Madeira

Para melhor orientação, segue mapa com a sinalização das atrações visitadas e descritas anteriormente:

1.Palácio Getúlio Vargas (Governo)
2.Catedral Sagrado Coração de Jesus
3.Palácio Tancredo Neves (Prefeitura)
4.Três Caixas D’Água (Monumento)
5.Mercado Central
6.Complexo Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
7.Mirantes à margem do Rio Madeira

GASTRONOMIA – Para quem quer conhecer/saborear a culinária do norte do país, é uma ótima oportunidade, já que a oferta é grande. Mas do meu ponto de vista o que mais se sobressai são os pratos à base de pescados da Amazônia com seus toques/temperos locais, muito saborosos por sinal. Quando estive lá duas vezes comi pratos elaborados com o peixe Dourado. Gente, durante as minhas idas e vindas pelo mundo, de todos os peixes que comi, elegi três locais como sendo os melhores pratos de pescados que saboreei, e o dourado servido em Porto Velho, ocupa uma destas três posições.

Fui a dois restaurantes, mas basta você perguntar no hotel ou para alguém da cidade e te indicarão os locais onde servem o melhor dourado. Segue a dica de um dos restaurantes que frequentei.

CARAVELA DO MADEIRA
Rua José Camacho, 104 - Arigolandia, Porto Velho
Obs: além da comida deliciosa, o local tem vista privilegiada para o Rio Madeira e muito verde. Vale a pena ir!

Ficando mais tempo na região há possibilidade de outros passeios tais como:

•Passeio de Barco no Rio Madeira
•Mercado Cultural
•Casa de Cultura Ivan Marrocos
•Parque da Cidade
•Por do sol no Rio Madeira
•Prédio do Relógio
•Igreja de Santo Antonio

O descritivo destes passeios e outros, você poderá obter no miniguia, disponível pelo órgão governamental de turismo, no site: www.portovelho.ro.gov.br (clique aqui)

Inclusive há orientações de como baixar em seu iphone ou androide, um aplicativo com as informações turísticas.

Complexo Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Área entre Mercado Central, Complexo Ferroviario e Mirantes do Rio Madeira

Área entre Mercado Central, Complexo Ferroviario e Mirantes do Rio Madeira

Enfim é isto o que tenho para falar sobre Porto Velho.

Um abraço,

Benevide





Nenhum comentário:

Postar um comentário