sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SUÍÇA - Parte 3 - Montreux e Lausanne



MONTREUX

Como já disse anteriormente, a sensação de estar na Suíça é ótima, pois você acaba convivendo somente com coisas boas, até se esquecendo um pouco dos problemas de nosso cotidiano e as precauções que precisamos manter para viver.

Mas ao chegar a Montreux, tive a plena certeza de estar na Suíça. Sabe aquelas paisagens que vemos desde criança e que nos dizem “é a Suíça!”? em resumo: o lago azulzinho, flores, céu azul e ao fundo montanhas nevadas...... Pois é exatamente isto o que encontrará em Montreux. Considero um dos locais mais lindos que já vi nas minhas viagens pelo mundo.

Como eu havia passado a noite em Genebra, apenas tomei um trem para Montreux e rapidinho estava desembarcando na cidade, já que são próximas. A estação de trem fica na parte alta da cidade, e ao sair você desemboca em uma rua com prédios muito bonitos. O acesso para a parte baixa fiz por meio de um elevador praticamente em frente à saída da estação.

Montreux - próximo à estação de trem

Montreux - próximo à estação de trem

Montreux - parte baixa (ou seja no nível do lago)

Foi uma manhã muito agradável a que passei naquela cidade, as pessoas extremamente simpáticas, a paisagem linda e tudo muito diferente.

Vou falar um pouquinho sobre a cidade:

A cidade de Montreux é bordeada pelo Lago Léman, mais conhecido como Lago Genebra, que também tem à sua volta cidades como Genebra e Lausanne. De um lado a cidade do outro os Alpes com seus picos nevados. Possui aproximadamente 25.000 habitantes e o idioma que predomina é o francês (74%).

Lago Léman (Lago Genebra) com Alpes ao fundo

Lago Léman (Lago Genebra) com Alpes ao fundo

Um extenso calçadão margeia o lago, é decorado com flores, ciprestes e pinheiros, e pode ser percorrido até o Castelo de Chillon. É extremamente convidativo para uma longa caminhada. As calçadas junto ao lago entre a sofisticada cidade de Montreux e a charmosa cidade de Vevey são consideradas as mais belas da Suíça.

Vista a partir do calçadão que margeia o lago entre Montreux e Vevey

Vista a partir do calçadão que margeia o lago entre Montreux e Vevey

Vista a partir do calçadão que margeia o lago entre Montreux e Vevey


Vista a partir do calçadão que margeia o lago entre Montreux e Vevey

Vista a partir do calçadão que margeia o lago entre Montreux e Vevey

Vista a partir do calçadão que margeia o lago entre Montreux e Vevey


 
Vista a partir do calçadão que margeia o lago entre Montreux e Vevey

Vista a partir do calçadão que margeia o lago entre Montreux e Vevey

A cidade sedia grandes e famosos eventos, dentre eles o Festival de Jazz Montreux.

Charlie Chaplin, Freddie Mercury vocalista da banda britânica Queen, e outras personalidades residiram/residem em Montreux, inclusive em 1996, foi erguida uma estátua em homenagem a Freddie Mercury, a qual se encontra na Place du Marché, às margens do Lago Genebra.

Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei à orla do lago, foi circular pela praça central, visitar o posto de turismo, obter informações e na sequencia começar a caminhar para o lado esquerdo, já que era a direção que queria tomar para adiantar a chegada até uma das principais atrações que é o Castelo de Chillon. Então segui pelo famoso calçadão, que citei anteriormente, e realmente, é muito “ótimo” passear por ali, pois a paisagem é fascinante.

No caminho passei pela praça do Mercado, onde fica a estátua de Freddie Mercury, é claro que tirei várias fotos, pois eu adoro este que foi um grande cantor.

Estatua de Freddie Mercury

Estatua de Freddie Mercury

Não cheguei a pé até o Castelo Chillon, pois tinha pouco tempo e queria aproveitar ao máximo a cidade, mas tendo um pouquinho mais de tempo é possível fazer o trajeto a pé, na boa. Voltei para a praça central e peguei um ônibus para ir até o Castelo de Chillon, a viagem foi bem curtinha e dentro de pouquíssimos minutos já estava desembarcando.

Uma dica, para andar de ônibus em Montreux, tenha sempre moedas de franco suíços, para pagar a passagem, pois funciona assim: você entra pela porta da frente, vai até o fundo do ônibus, onde há uma máquina para você fazer o pagamento, que dá troco e tudo mais. Retira o seu comprovante, e se acomoda no ônibus onde quiser ou tiver espaço. Mas lembrando, as máquinas somente funcionam com moedas. Eu não tinha, ai a garota do posto turístico, me avisou sobre esta necessidade e trocou para mim uma nota de franco em moedas. Muito gentil da parte dela.

Chegando ao Castelo de Chillon, me dirigi até a bilheteria para comprar o ingresso, e para minha surpresa, havia folders com a história do local, em diversos idiomas, inclusive português.

CASTELO DE CHILLON (Château de Chillon) – é localizado em uma espécie de “ilha rochosa”, pegada à costa, com muralhas e torres. É muito interessante e bonito, mas rustico. Nada da sofisticação esperada de castelos. O local serviu de inspiração para escritores e atualmente funciona como museu.site: clique aqui

Castelo de Chillon

Castelo de Chillon

Castelo de Chillon - parte interna

Castelo de Chillon - interior do castelo

Castelo de Chillon

Castelo de Chillon - parte interna

Castelo de Chillon

Castelo de Chillon

Depois da vista ao castelo, retornei em ônibus para a parte central de Montreux, me dirigi para a estação de trem, já que dali iria para Lausanne.

Em Montreux não tive nenhuma experiência gastronômica diferente, já que pelo fato do tempo estar curto, eu decidi almoçar um sanduiche em uma lanchonete em frente à estação de trem. Totalmente sem glamour........rs.rs.rs...

Minha visita à cidade ficou restrita a parte contemplativa, com exceção da visita ao castelo, mas posso dizer que foi uma manhã fantástica.



LAUSANNE - (foto: www.fusenet.eu)

LAUSANNE

O tempo que dediquei a Lausanne não foi suficiente para conhece-la como deve ser feito. Apesar de que ela foi a cidade que menos me impressionou durante a estadia pela Suíça, isto quando comparada com as demais, mas tem o seu valor e atrações interessantes. Recomendo dois dias.

Antes de começar o relato de meu passeio, vamos falar um pouco a respeito da cidade.

Lausanne é uma das cidades que compõe a parte francesa na Suíça. Está situada às margens do Lago Léman, conhecido como Lago Genebra, ou seja, o mesmo lago que margeia Montreux e Genebra, sendo que fica distante desta apenas 62 quilômetros.

A cidade é chamada de "capital Olímpica", pois abriga o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Museu Olímpico, o maior centro de informações do mundo sobre os Jogos Olímpicos.

Lausanne também é reconhecida como um centro de ensino e pesquisa mundial, e deste modo, sedia algumas das melhores escolas particulares do mundo, dentre elas, a Escola Hoteleira de Lausanne, fundada em 1893, famosa por oferecer o curso em hotelaria reconhecido como o mais renomado do mundo.

A cidade possui uma rede de metrô que facilita bastante a locomoção nesta cidade.

O atraente centro histórico da cidade, em sua maior parte, proíbe o tráfego de automóveis. Pequenas ruelas com cafés e butiques desenham a paisagem urbana do centro desta simpática cidade.

Vista a partir da região da Catedral de Lausanne

Centro de Lausanne

Agora voltemos ao roteiro realizado.

Estava vindo de Montreux em trem. Ao chegar à estação, vi que a mesma tinha várias saídas, então pedi orientação para qual lado seguir, quando se quer visitar os pontos turísticos da cidade.

Orientaram-me e segui meu caminho, só que é uma subida “muito” inclinada, fazia um sol de rachar, eu cansado da caminhada por Montreux, então já fiquei meio mal humorado para o passeio, mas segui em frente.

As orientações foram acontecendo, e então cheguei a um dos principais pontos turísticos que é a Catedral de Lausanne.

CATEDRAL DE LAUSANNE - A Catedral Protestante Nossa Senhora de Lausanne, está localizada na colina do centro urbano de onde domina toda a vista da cidade. Sua construção iniciou-se em 1170, e inicialmente possuía o estilo românico, após várias retomadas, incluindo-se ai mudanças de estilos, acabou predominando o estilo gótico, caracterizando-a como um dos mais belos monumentos góticos da Suíça. Até 1536 era um templo católico, porém com a Reforma Protestante, a partir daquele ano, o edifício foi dedicado ao culto calvinista, ou seja, protestante. É uma obra arquitetônica muito linda e que desperta a observação, já que possui muitos detalhes e na medida em que você vai rodeando-a, a impressão é que são diversas igrejas, pois as fachadas vão mudando quanto ao estilo decorativo. Sem contar que do local, como dito anteriormente, se avista toda a cidade de Lausanne.

Catedral de Lausanne

Catedral de Lausanne

Catedral de Lausanne

Catedral de Lausanne - portal

Catedral de Lausanne - interior

Catedral de Lausanne - vitral

Catedral de Lausanne - interior

Catedral de Lausanne - portal lateral

Catedral de Lausanne - interior

Catedral de Lausanne - área onde fica o pulpito

Saindo dali, fui seguindo pela cidade, apreciando a arquitetura, praças, vitrines e me deparei com dois locais bastante interessantes que foram o Château Saint-Maire e o Palácio Rumine, os quais detalharei a seguir.

CHÂTEAU SAINT-MAIRE (sede do governo cantonal) – O Château Saint-Maire ("Saint-Maire Castle") é um castelo localizado no centro de Lausanne, que abriga a sede do governo cantonal, ou seja, o governo estadual se fizermos um paralelo com nossa estrutura de divisão territorial. É um patrimônio suíço de importância nacional.

Foi construído entre 1397 e 1425 pelos bispos de Lausanne para servir como sua residência fortificada, funcionando assim até a Reforma Protestante em 1536. Com a criação do cantão (estado) de Vaud, em 1803, tornou-se sede do governo cantonal, funcionando como tal até os dias de hoje.

A visita foi somente na parte externa.

Château Saint Maire

Château Saint Maire

PALACIO RUMINE ( site )– é um lindo edifício de estilo florentino, localizado no centro histórico de Lausanne, construído em 1904, com a doação deixada por Gabriel de Rumine, filho da nobreza russa, para construir um edifício para o uso do público. No mesmo edifício ficam abrigados a Biblioteca da Universidade de Lausanne e os seguintes museus:

Museu de Belas Artes - Musée Cantonal des Beaux-Arts - clique aqui
Museu de História e Arqueologia - Musée Cantonal D'Archéologie et D'Histoire - clicar aqui
Museu da Moeda - Musée Monétaire Cantonal - clique aqui
Museu de Geologia - Musée Cantonal de Géologie - clique aqui
Museu de Zoologia - Musée Cantonal de Zoologie - clique aqui

Aproveitei e visitei todos, foi um pouco corrido mas valeu a pena, principalmente o Museu de Zoologia.

Palacio Rumine

Palacio Rumine

Próximo do Palacio Rumine, há uma estação de metrô, então dali mesmo segui para visitar uma parte da cidade, muito famosa e visitada pelos turistas é Ouchy.

OUCHY

Ouchy é um local muito bonito que fica à beira do Lago Léman (Lago Genebra) localizado ao sul da cidade de Lausanne. As bonitas vistas do lago, tendo os Alpes como fundo, seus hotéis, seus jardins e construções fazem com que Ouchy seja um local muito procurado pelos turistas e a própria população local, especialmente nos meses de verão.

Estando em Lausanne, você chega a Ouchy por meio do Metro Linha 2, é um passeio rápido já que ao desembarcar do metrô, você já se depara com a vista belíssima do local.

Ouchy

Ouchy

Ouchy

Ouchy - região do porto

Ouchy - região do porto

Château D'Ouchy

Ouchy abriga o Museu Olímpico e o Parque Olímpico, ressalto que a sede do Comitê Olímpico Internacional esta localizada em Vidy (a oeste de Ouchy).

MUSEU OLÍMPICO – É um dos principais pontos turísticos da cidade e abriga exposições temporárias e permanentes relacionadas com o esporte e o movimento olímpico. Foi fundado em 1993 e possui um acervo com mais de 10.000 peças, o que caracteriza o maior arquivo do mundo com matérias sobre os Jogos Olímpicos. Está localizado junto ao Lago Léman, instalado em um parque, que é decorado com obras de arte, cujo tema é o esporte. (site : clique aqui)


MUSEU OLIMPICO - foto: www.myswitzerland.com

Ficando mais tempo na cidade, haverá possibilidade de ocupar seu tempo, com visitas a outros museus, produções teatrais e apresentações musicais, já que a oferta deste tipo de entretenimento é grande, a seguir cito alguns museus que são recomendados para visita:

Musée de l'Art Brut – abriga um incrível acervo mundial de obras de arte criadas por estrangeiros em clínicas psiquiátricas e presídios. clique aqui
Fondation de l'Hermitage – a fundação apresenta exposições temporárias de arte do mais alto nível, num magnífico ambiente datado do século XIX. clique aqui
Musée de l'Elysée – museu da fotografia. clique aqui

Como falei no inicio a passada por Lausanne foi curta, mas procurei conhecer o máximo possível do que a cidade oferece em matéria de turismo.

Ficamos por aqui e no próximo post sobre a Suíça falarei sobre uma cidade chamada Zermatt, que em pleno verão, propicia passeio em local totalmente nevado. Aguardem!!

Um abraço,

Benevide

Uma janela no centro de Lausanne....

Nenhum comentário:

Postar um comentário